BNews Pet

Regra dos cinco segundos indica se você pode levar seu cachorro para passear; entenda

Aumento das temperaturas requer cuidados antes de sair com o seu animal de estimação  |  Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)

Publicado em 18/06/2022, às 17h02 - Atualizado às 17h05   Reprodução/Instagram (@ap0l0pug)   Redação BNews

Os seres humanos não são os únicos que sofrem com o calor e o sol quente. No mundo animal, quando o termômetro atinge graus extremos, os pets costumam enfrentar grandes dificuldades quando seus donos decidem levá-los para passear. Por isso, é necessário adotar alguns cuidados antes de sair com o seu bichinho em dias ensolarados, entre eles, a chamada regra dos cinco segundos.

Leia mais:
Vítima de maus-tratos, cadela com condição especial ganha novo lar após anúncio de abrigo


Tutor acalma cão com crise de ansiedade e vídeo emociona internautas; assista

Apesar de não suarem pela pele, como os humanos, os cães, por exemplo, regulam a temperatura do corpo através da respiração ofegante e, para isso, usam a língua como radiador. Desta forma, o animal acaba remover o excesso de calor do corpo, o que explica o fato de os cachorros sempre estarem com a língua pra fora após um exercício ou durante o descanso em um dia quente.

Não é porque o sol saiu que se deve levar os cães para sair também, pelo contrário. É principalmente nesses momentos que é necessário um maior cuidado com os pets. Uma das recomendações é observar o asfalto, já que as pessoas por estarem sempre calçadas, não sabem se o calor da superfície está suportável ou não. Os animais, porém,  pisam no chão com as patas, que costumam ser muito sensíveis.

Para incentivar esse cuidado, foi elaborada a chamada regra dos cinco segundos, que consiste em colocar a palma da mão no asfalto por cinco segundos. Após esse período, caso você consiga segurar sem incômodos, significa que seu cão pode andar no chão sem se queimar. Por outro lado, se você não suportar a temperatura durante esse tempo, o asfalto está muito quente e pode danificar os patas do seu pet.

Também é necessário se atentar para que seu cão não se aproxime de materiais de metal, pois esses itens retém muito calor, o que pode acabar machucando o animal em caso de atrito.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Cachorro levar bnews passear BNews Pet regra dos cinco segundos