Justiça

André Mendonça segue buscando votos no Senado até véspera de sabatina no Senado

Indicado do governo Bolsonaro ao STF, ex-AGU terá nome analisado pela CCJ da Casa na próxima quarta-feira (1º)  |  Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 30/11/2021, às 09h25   Marcos Oliveira/Agência Senado   Redação BNews

O indicado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, manterá contato com senadores e membros da bancada evangélica, na Câmara, até a submissão do seu nome na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (1º), com o intuito de conseguir votos para sua aprovação.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, em vez de realizar treinamentos antes de sua sabatina no colegiado, Mendonça tem concentrado esforços em reforçar conversas com parlamentares. Também segundo a publicação, a decisão é um reflexo da dificuldade do governo Bolsonaro em garantir que o nome de seu indicado seja aprovado com tranquilidade.

Questionados sobre a falta de tempo para treinar a capacidade de responder às perguntas dos senadores, interlocutores do ex-advogado-geral da União ponderam que Mendonça tem praticado desde julho, quando Bolsonaro oficializou sua indicação ao Supremo e ele começou a visitar os parlamentares.

As Comissões de Relações Exteriores e Constituição e Justiça do Senado realizam nesta terça uma força-tarefa para realizar 20 sabatinas de indicados à nove embaixadas do Brasil no exterior, e também para cargos de conselheiros e diretores de agências reguladoras.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, também precisam ser realizados os escrutínios de Morgana de Almeida Richa, para uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Daniel Carnio Costa, para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Outros sete nomes aguardam sabatina para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo informações apuradas pela coluna de Jardim, todas as apreciações devem ocorrer antes da análise do nome de Mendonça ao Supremo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado stf Sabatina André Mendonça governo bolsonaro

Leia também


STJ confirma multa para plano de saúde que descumpriu ordem judicial para prestar ‘home care’


Rui Costa volta atrás sobre candidatura em 2022: 'Nunca fui de fazer política sozinho'


Rui admite que Ponte Salvador-Itaparica encareceu e cobra aceleração das obras; custo saiu de R$ 5 bi para R$ 9 bi