Cultura

Iemanjá: Pai de santo revela pedido feito pela Rainha do Mar sobre presentes

Em conversa com o BNews, o pai de santo e dirigente da Casa de Oxumarê, Babá Pece, de 58 anos, contou uma grande novidade  |  BNews

Publicado em 02/02/2023, às 12h20   BNews   Bernardo Rego e Milena Ribeiro

O dia 2 de fevereiro é marcado pela tradição da festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Em meio a este cenário, para saudar a rainha do mar, os devotos preparam os presentes a serem entregues nas águas salgadas do famoso bairro boêmio da capital baiana.


Em conversa com o BNews, o pai de santo e dirigente da Casa de Oxumarê, Babá Pece, de 58 anos, contou sobre uma novidade: presentes biodegradáveis que não se agridem a natureza. Segundo o religioso, esse é um pedido feito pela Orixá.


“Nós estamos separando os materiais que não biodegradáveis e todas as coisas que os oceanos absorvam, porque esse é um pedido da rainha do mar. Evitar tudo que possa impactar a natureza”, destacou. Ele também acrescentou que observou um movimento bastante intenso na festa desse ano após dois anos sem ocorrer a festividade.


Pece também aproveitou para comentar a importância de Iemanjá na sua trajetória. “Iemanjá é tudo pra mim, é o ar que eu respiro, o meu amor, meu equilíbrio. Eu a tenho como referência desde a época da minha mãe biológica era de Iemanjá”, ressaltou.


O líder religioso aproveitou o ensejo para deixar uma mensagem de positividade para esse ano. “Desejo um mundo mais humano, sem preconceito, sem racismo e sem intolerância religiosa”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio Vermelho Salvador candomblé festa tradição Iemanjá pai de santo

Leia também


Iemanjá: "Tivemos que usar de violência para pegar o kit", relata ambulante


Iemanjá: Mulher que não podia ter filhos paga promessa para Rainha do Mar