Cultura

Jerônimo Rodrigues e Bruno Monteiro celebram chegada do CCBB ao Palácio da Aclamação: "Corredor Cultural"

Salvador será a quinta capital a receber o Centro Cultural Banco do Brasil  |  Domingos Júnior/BNews

Publicado em 22/03/2024, às 20h24 - Atualizado às 20h34   Domingos Júnior/BNews   Alex Torres e Marco Dias

O secretário de cultura da Bahia, Bruno Monteiro, esteve presente nesta sexta-feira (22), no evento de assinatura do protocolo de intenções que oficializa a chegada do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na Bahia. Ao BNews, Monteiro destacou a importância do empreendimento no fomento à cultura local. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

[O CCBB] é um dos principais equipamentos culturais, com a presença de público, com uma valorização da diversidade cultural, o ineditismo das produções e também uma qualidade cultural que esses espaços têm”, destaca o secretário de cultura da Bahia.

O CCBB, que representa um símbolo cultural em diversas capitais do país, será instalado no Palácio da Aclamação, na Av. Sete de Setembro, em Salvador. O local escolhido representa um ponto de encontro entre diversos espaços culturais da cidade. 

Estamos consolidando um corredor cultural que vem desde a Graça, com o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte da Bahia aqui no Corredor da Vitória, o Museu de Arte Moderna na Contorno, o Centro Cultural da Caixa, o Pelourinho, o Teatro Castro Alves que está passando por uma reforma … tudo isso reforça essa vocação também desse compromisso que nós temos enquanto Estado de valorização de Salvador e de investimento na nossa cultura”, pontua Monteiro. 

A chegada do CCBB na Bahia é resultado da parceria entre o Governo do Estado, o Banco do Brasil e o Governo Federal. Em coletiva de imprensa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou que a concessão do Palácio da Aclamação para o espaço cultural segue regras pré-estabelecidas, visando a preservação do patrimônio. 

Haverá um investimento, mas é um investimento de manutenção. Haverá construção também, o restauro do palácio e as construções que serão mantidas. É isso que os institutos de manutenção da história exigiram que a gente mantivesse”, detalha o governador. 

O Palácio da Aclamação foi a residência oficial dos governadores do estado por 55 anos. Por sua vez, em Salvador, o Centro Cultural Banco do Brasil será o quinto CCBB montado no país. Os primeiros estão instalados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. 

Salvador foi a escolhida como a próxima cidade a receber o projeto após obter a maior nota final na análise de critérios como população do estado, população da capital, cidades criativas, cidades inteligentes e arrecadação federal da capital do estado com turismo.

Classificação Indicativa: Livre


Tags cultura governador da bahia Jerônimo Rodrigues Centro Cultural Banco do Brasil CCBB Bruno Monteiro

Leia também


Jaques Wagner avalia quando Geraldo Júnior "vai decolar" em Salvador


Aliado de Bruno Reis rebate acusações da oposição sobre questões ambientais e relembra abandono de parques