Eleições / Eleições 2022

Bruno Reis manda recado à Câmara sobre imbróglio entre poderes: 'espero que cumpra seu papel'

Bruno Reis afirmou que Câmara devia ter apreciado proposta de LDO antes do recesso  |  Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 15/07/2022, às 11h22   Foto: Joilson César/BNews   Thiago Conceição e Vinícius Dias

Prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) voltou a mandar recadinhos à Câmara de Vereadores de Salvador no pé-de-guerra que envolve a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. 

A LDO é um documento que tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias.

Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito sugeriu, novamente, que a decisão de não apreciar o documento é política e pediu para a CMS cumprir o seu papel de legislar.

"Nunca antes da história da cidade uma LDO foi devolvida. Segundo, a LDO vem sendo apresentada há 13 anos seguindo os mesmos critérios técnicos e formalidades que esta encaminhada a Câmara. Tanto que foi devolvida na sexta pela manhã e eu reenviei na sexta-feira mesmo para a Câmara. Está lá", disparou Bruno Reis.

O prefeito de Salvador continuou: "Regimentalmente a Lei Orgânica estabelece que deveria ser aprovada antes de entrar em recesso. O papel da prefeitura foi feito, espero que a Câmara cumpra seu papel".

Na novela da Câmara contra a Prefeitura, e vice-versa, o Executivo alega ter enviado o documento para apreciação do Legislativo, que recusou alegando encontrar inconsistências, mas foi rebatido pelo Executivo - que reenviou o documento da mesma maneira, como Bruno Reis relembrou.

Bruno Reis repetiu que não vê motivos para a devolução ou recusa da LDO enviada para a Câmara, "a não ser questão política, para a LDO pela primeira vez na história da cidade ser devolvida. Ela já está na CMS, mesmo sexta-feira enviamos novamente e espero que possa ser apreciada".

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), subiu o tom, em entrevista ao BNews, sobre a devolução realizada pela prefeitura do PL n.º 150/2022, que trata sobre a LDO 2023.

"Nós tomamos a decisão por entendermos que alguns ajustes seriam necessários para que a gente pudesse dar continuidade à tramitação na Câmara Municipal de Salvador. No mesmo dia e da mesma forma, sofreram emendas por parte do Executivo e nós não vamos nos curvar a isso", disparou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador política prefeitura LDO eleições camara de vereadores Bruno Reis Geraldo Júnior SSA eleições 2022

Leia também


Geraldo Júnior vai instalar Comissão para fiscalizar valores das multas da Transalvador


Bruno Reis estranha devolução de LDO e indica que vereadores de oposição não querem trabalhar