Eleições / Eleições 2022

Em meio a polêmica com Zé Ronaldo, ACM Neto oficializa hoje candidatura ao governo da Bahia

Escolha de Ana Coelho como vice causou grande mal estar com Zé Ronaldo, que iniciou retaliações ao seu correligionário  |  Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 05/08/2022, às 05h50   Dinaldo Silva/BNews   Redação BNews

Em meio às polêmicas envolvendo a escolha de quem comporá sua chapa, ACM Neto (União Brasil) e sua vice, Ana Coelho (Republicanos), oficializam nesta sexta-feira (5) suas candidaturas ao governo da Bahia na convenção estadual do partido. O evento será realizado no Centro de Convenções de Salvador, a partir das 9h.

Na ocasião, o deputado federal Cacá Leão (PP) também irá selar sua candidatura ao Senado Federal pela chapa oposicionista.

Nos últimos dias, a definição de quem iria ser o companheiro ou a companheira de chapa de ACM Neto foi marcada por mistérios e também por reviravoltas. De 90% cotado para a vaga, o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) foi descartado para o posto.

Antes disso, ele já tinha perdido a vaga na candidatura ao Senado por conta da chegada do Progressistas à base do ex-prefeito de Salvador. Primeiro, para João Leão (PP), que desistiu e deixou a vaga com seu filho, Cacá Leão (PP). A ele, restou se candidatar à reeleição na Câmara.

Em seu lugar, o nome do ex-prefeito de Feira de Santana e candidato ao governo nas últimas eleições, José Ronaldo (União Brasil), começou a ganhar força, recebendo até mesmo o apoio de quatro legendas da base: PDT, PTB, PSC e Solidariedade.

Só que apenas isso não era suficiente. Ainda faltava o aval do Republicanos, de Márcio Marinho, o que não aconteceu. O deputado federal reivindicou para si a escolha do nome, o que foi confirmado por ele mais tarde.

Com isso, já no final da manhã de ontem, o nome de Ana Ferraz Coelho, filiada ao Republicanos, surgiu. A publicitária e empresária despontou no meio por conta de suas habilidades na área da comunicação - ela é Ceo do Grupo Aratu - e também pela possibilidade de também atrair o eleitorado feminino para a base de ACM Neto. Além disso, pesou o fato de ter boa relação pessoal com a família Magalhães. Horas depois, já durante a tarde, seu nome foi oficializado em coletiva de imprensa.

Na coletiva, ACM Neto revelou que a escolha de fato coube a Márcio Marinho. "A decisão final, sempre, é claro, é do candidato. Mas, a indicação e a decisão e apresentação do nome coube ao presidente do Republicanos, deputado Márcio Marinho. Ele poderia ter scolhido outros caminhos e ele decidiu por esse, tendo a minha concordância, o meu inteirio apoio e mais absoluto entusiasmo", afirmou.

Revolta

Após ser preterido, Zé Ronaldo, obviamente, não ficou nem um pouco satisfeito. Segundo fontes do BNews, ele deixou o escritório do União Brasil profundamente irritado após um princípio de discussão. Ele e mais quatro prefeitos deixaram o local com cara de poucos amigos. 

A reportagem chegou a entrar em contato com Zé Ronaldo para confirmar o ocorrido, mas o ex-prefeito de Feira preferiu adotar a lei do silêncio ao dizer que estaria "pensando" no que iria fazer. No entanto, foi possível notar seu tom de voz abatido.

Depois de perder o posto, Zé Ronaldo passou a retaliar ACM Neto. Informações enviadas ao BNews deram conta de que o ex-gestor mandou cancelar a caravana de 20 ônibus que estaria na convenção do União Brasil. Além disso, passaram a circular informações de que empresários, seus apoiadores, estão se movimentando em grupos para forçar um apoio a João Roma (PL).

Roma, inclusive, procurado pelo BNews para comentar o escanteamento de Zé Ronaldo, ironizou a situação. "Neto sendo Neto. Como sempre, promete e não cumpre", provocou.

Os deputados federais Paulo Azi, Elmar Nascimento e Arthur Maia foram escalados para tentar apagar o incêndio.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags José Ronaldo ACM Neto Márcio Marinho zé ronaldo João Roma ana coelho União Brasil

Leia também


Zé Ronaldo cancela presença de apoiadores em convenção de ACM Neto; apoio a Roma é ventilado


Lúcio Vieira Lima provoca escolha da vice de ACM Neto: 'politicamente, um desastre'


Paulo Azi exalta Zé Ronaldo e diz o que pensa sobre rumores de rompimento com ACM Neto; confira