Eleições / Eleições 2022

Leão recusa oferta de Rui para mantê-lo na base; entenda

Rui Costa é o responsável por trazer João Leão de volta para a base petista  |  Foto: Secom/GOVBA

Publicado em 13/03/2022, às 10h52   Foto: Secom/GOVBA   Victor Pinto e Vinícius Dias

As negociações continuam. Governador da Bahia e responsável por conduzir a conciliação com o vice, Rui Costa (PT) ofertou a João Leão (PP) a chefia da coordenação da campanha de Lula na Bahia. A proposta não foi bem aceita pelas hostes. O Progressistas seria uma espécie de “rainha da Inglaterra” e promoveria saia justa com o PP nacional.

A oferta é parte da negociação encabeçada por Rui para trazer Leão de volta à chapa governista. A relação entre as partes está abalada desde o anúncio feito pelo senador Jaques Wagner (PT) apontando que Rui vai cumprir o mandato até o final, rompendo um acordo feito anteriormente e que previa João Leão governando a Bahia durante 9 meses enquanto Rui tentava uma cadeira no Senado após renúncia planejada.

Em entrevista ao site Bahia.ba, o vice-governador admitiu mágoa com a base petista e declarou que vai anunciar decisão sobre o futuro político nesta semana.

Leia mais: Bonitão e cobiçado: opositores históricos distribuem elogios e brigam pelo apoio de Leão; entenda os motivos
Bruno Reis enche Leão de elogios: 'Preenche todos os requisitos para ser senador'
Vídeo de desculpas de Wagner não teve impacto político no PP; saiba mais

Segundo Leão, Wagner o convidou para assumir o governo quatro dias antes da entrevista que deu à rádio Metrópole anunciando a manutenção de Rui no Palácio de Ondina e se mostrou surpreso com a declaração. Leão só soube da reviravolta pelo rádio e ficou chateado. Wagner, posteriormente, fez um pedido de desculpas público.

Mesmo com o pedido, Leão seguiu chateado. A oposição viu uma oportunidade de levar um forte aliado político para o seu lado e começou a fazer cortejos públicos ao vice-governador, na intenção de levá-lo para o lado de ACM Neto (União Brasil).

"“Não posso pagar com a mesma moeda o que fizeram comigo. Se tem um cara que é fiel chama-se João Leão, correto, digno e tem uma história na vida política e na minha vida familiar. Convivo com dona Tereza há 48 anos. Nunca brigamos, eu nunca discuti com a minha mulher. Eu nunca discuti com meus amigos. Eu, no meu dicionário, não tenho a palavra ex-amigo. Sou um respeitador das pessoas”, disse Leão ao Bahia.ba.

Leão também afirmou estar conversando com seus aliados para não tomar uma decisão de cabeça quente e também mostrou interesse em conversar com o ex-presidente Lula (PT).

“Eu gostaria de conversar com o Lula e com Rui Costa. Mas como o Lula está em São Paulo, eu não vou lá em São Paulo. E essa conversa eu não posso ter com ele por telefone. Conversei com o Rui, mas disse que estava pensando no rumo que eu iria tomar. Não dei uma resposta nem que sim nem que não”, declarou.

O anúncio final vai acontecer entre terça e quinta-feira, segundo Leão. O PT está negociando com Lula uma visita à Bahia para anunciar a candidatura de Jerônimo Rodrigues, escolhido pelo partido para ser a cabeça de chapa no pleito.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner política Wagner pt Lula pp Rui Costa joão leão Leão governador da bahia Rui eleições bahia eleições 2022

Leia também


Ameaçado com possível entrada de Leão na chapa de Neto, Nilo corre por fora para se viabilizar


Rui se reúne com Leão e pede paciência, mas o clima político entre os dois não está bom


Articulação do PP em Brasília não descarta candidatura solo de João Leão na Bahia