Eleições / Eleições 2022

'Não pode dialogar com quem não tem projeto", diz Carlos Lupi sobre 3ª via

De acordo com o presidente nacional do PDT, Ciro Gomes é "primeira via"  |  Lupi - Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 08/04/2022, às 14h53 - Atualizado às 16h13   Lupi - Paulo M. Azevedo/BNews   Eliezer Santos e Léo Sousa

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi rechaçou a incorporação do discurso de "terceira via" à pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República. O mote é utilizado pelos outros postulantes que, a exemplo do pedetista, tentam se viabilizar como alternativa a Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) nas eleições. Segundo Lupi, o ex-governador do Ceará é "primeira via".

"Não gosto muito desse nome 'terceira', porque 'terceira' já põe em terceiro. Eu gosto de primeira via. Nós estamos abertos a diálogo com todo mundo. Agora, você não pode ter diálogo, ter o debate com quem não apresenta projeto", afirmou o dirigente pedetista durante o lançamento da pré-candidatura do ex-secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), a deputado federal. O evento aconteceu no Centro de Convenções, na noite desta quinta-feira (7).

"Não é nome de pessoa. Pode ser você, pode ser o [Geraldo] Alckmin (PSB), desde que apresente um projeto, com começo, meio, fim, com estudo, pra o povo brasileiro. Isso, até agora, só o Ciro apresentou", prosseguiu Carlos Lupi.

Leia também: 'Quero ACM Neto com 80% para governador', diz presidente nacional do PDT

O presidente do PDT, entretanto, afirmou que o partido está disposto a conversar, mas com uma condição: "o Ciro é o candidato do PDT definido e irrevogável. Estamos aberto ao diálogo, desde que tenha clareza que nós temos esse projeto, estamos defendendo isso desde 2018 e queremos aprofundar o projeto de salvação nacional representado pelo Ciro Gomes".

PSD

Durante a conversa com jornalistas, Lupi também comentou os dialogos entre o PDT e o PSD. Na quarta-feira (6), Ciro e o senador Cid Gomes (PDT) tiveram um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

"É um diálogo que a gente tem que sempre ter. O PSD, eu tenho diálogo permanente com o [presidente Gilberto] Kassab, lá no Rio com o [prefeito] Eduardo Paes... Eu acho que isso é um projeto que a gente tem que agregar mais valores e tentar dialogar e somar mais força", declarou.

As decisões, entretanto, segundo o dirigente, só irão ocorrer no período das convenções partidárias. "Por enquanto, é diálogo, namoro, pega na mão e para por aí", minimiza.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags presidente eleições projeto Carlos Lupi PDT ciro gomes Dirigente diálogo terceira via bnews primeira via 3ª via pedetista

Leia também


Bruno Reis se anima com possibilidade de unificar terceira via: "início do processo de discussão"


João Doria acredita em unificação da terceira via: "chega de briga"


Doria acredita em vitória na eleição presidencial: "pesquisa de hoje não é o retrato de amanhã"