Eleições / Eleições 2022

"Nem com Wagner e Rui tivemos uma largada tão boa", diz Éden Valadares sobre pesquisa

Presidente do PT na Bahia, Éden Valadares comentou resultado de pesquisa  |  Divulgação/PT-BA

Publicado em 21/03/2022, às 10h53   Divulgação/PT-BA   Vinícius Dias

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, foi mais um a comentar o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Opnus, encomendada pela Rádio Salvador FM e divulgada nesta segunda-feira (21).

O levantamento apontou que o pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, aparece com 33% das intenções de voto quando vinculado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-097/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de março.

Segundo Éden, a pesquisa confirma o que levantamentos internos do partido apontavam: um candidato apoiado por Lula, Wagner e Rui já larga com mais de 30%. Mas não escondeu a surpresa ao ver o registro.

"O que nos surpreendeu foi a diferença tão pequena para o ex-prefeito, apenas 8%. Nem com Wagner em 2006, nem com Rui em 2014, tivemos uma largada tão boa. Agora é trabalhar. Calçar a sandália da humildade e dialogar com o povo, com a sociedade baiana sobre os projetos em disputa", afirmou.

Veja também: Presidente do União Brasil dispara contra nova pesquisa: "Peça de ficção"
Lídice prevê crescimento de Jerônimo nas próximas pesquisas
PT remarca evento com Lula e Jerônimo sem presença de público; saiba nova data
Otto Alencar lidera intenções de votos para o Senado, diz Instituto Opnus; veja pontuação de outros nomes

Segundo a análise, Neto com o apoio de Ciro Gomes (PDT) teve 41% das intenções de votos, Jerônimo Rodrigues, com apoio do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa (PT), pontuou 33%. O ministro das Cidades João Roma (sem partido), apadrinhado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 14%; Kleber Rosa (Psol) com apoio de Guilherme Boulos (Psol) soma 1%. Brancos e nulos representaram 4% e não sabem ou não responderam foram 7%.

Já em cenário espontânea, quando não se apresentam os nomes, quase metade dos eleitores não tem preferência por qualquer candidato: 46% declararam que não sabem em quem votar para governador.

Depois, ACM Neto aparece em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto, o governador Rui Costa com 9%, João Roma tem 4%, Jaques Wagner somou 3%, e Jerônimo Rodrigues tem 2%. Outros candidatos somam 3%, brancos ou nulos são 4%.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner política pt Lula pp otto alencar Senado ACM Neto Governo da Bahia Rui Costa Rui chapa majoritária eleições 2022 Jerônimo Rodrigues jeronimo eden valadares União Brasil ptba

Leia também


Boulos abre mão de candidatura ao governo de SP e anuncia novo projeto eleitoral; entenda


Presidente do União Brasil dispara contra nova pesquisa: "Peça de ficção"