Geral

Operação Posto Legal identifica fraudes na venda de Diesel na Bahia

Equipes da Secretaria da Fazenda encontraram irregularidades no diesel em quatro municípios do estado  |  Divulgação/Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz)

Publicado em 20/11/2023, às 22h52   Divulgação/Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz)   Cadastrado por Marco Dias

A Operação Posto Legal, conduzida pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), revelou quatro casos de venda inadequada de diesel em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Mata de São João. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As amostras, identificadas como fora dos padrões de qualidade exigidos, foram submetidas à análise técnica laboratorial pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que confirmou as irregularidades a partir de coletas realizadas em outubro. Os postos envolvidos serão penalizados com autos de infração. 

“Uma das irregularidades identificadas foi a venda do diesel com baixo teor de biodiesel, que é caracterizada como prática de concorrência desleal, já que os postos que atuam de forma regular vendem o mesmo produto com as especificidades corretas. A outra irregularidade foi o baixo ponto de fulgor, que é uma característica de segurança operacional. O diesel é pouco inflamável, diferente da gasolina. Mas quando está com o ponto de fulgor baixo, significa que ele tem uma inflamabilidade maior do que deveria”, explica o chefe adjunto do Escritório da ANP em Salvador, Vanjoaldo Lopes.

A força-tarefa da Operação Posto Legal, além da ANP e da Sefaz, envolve órgãos como o Procon, o Ibametro, a SSP-Ba (com as polícias Técnica, Civil e Militar, representadas pela Cipfaz), e a PGE. Cada órgão possui a prerrogativa de impor punições específicas, que podem incluir interdição de equipamentos e estabelecimentos, bem como aplicação de multas.

O diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, destacou que tais medidas estão entre as penalidades possíveis de serem aplicadas para garantir a integridade na comercialização de combustíveis ao consumidor baiano.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda no neste endereço

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Lauro de Freitas Simões Filho Sefaz Mata de São João ANP diesel Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

Leia também


PL que institui feriado nacional no dia 20 de novembro pode ser aprovada ainda este ano


ViaBahia consegue liminar na Justiça para suspender protesto de deputados estaduais; entenda o caso