Meio Ambiente

BNews ESG: Pará busca investimento em economia verde mas governo quer explorar petróleo; entenda

França explora petróleo nessa mesma bacia há dez anos e o Brasil deve se permitir pesquisar a oportunidade, afirma Governador  |  Reprodução/Agência Pará

Publicado em 15/05/2023, às 15h30   Reprodução/Agência Pará   Cadastrado por Rafael Abbehusen

O estado do Pará, que tem 70% de floresta nativa, está aberto para oportunidadades de economia verde, como captura de carbono, por exemplo. Porém, o governo defende a realização de pesquisas para exploração de petróleo. Pelo menos foi o que disse o Governador do Estado, Helder Barbalho, na manhã desta segunda-feira (15).

A oportunidade para exploração do petróleo seria na bacia foz do Amazonas, que fica no limite dos estados do Pará e Amapá.

Eu defendo que o Ibama permita que a Petrobras possa pesquisar e a partir daí estabeleça os critérios ambientalmente corretos com a tecnologia e metodologia que possa ser feito exploração com o menor impacto possível, e consequentemente permitir que essa oportunidade possa surgir.

A declaração do governador foi dada durante o Seminário Brasil Hoje, da esfera Brasil, na cidade de São Paulo. Segundo ele, a França explora petróleo nessa mesma bacia há dez anos e o Brasil deve se permitir pesquisar a oportunidade para que uma empresa como a Petrobras também faça a exploração.

Barbalho disse que é necessário um processo de mediação entre Petrobras e órgãos ambientais para realização de pesquisas. O governador garante que está tratando do assunto diretamente com o presidente Lula. Ele argumenta que é necessário diversificar as matrizes energéticas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags meio ambiente Pará bnews ESG

Leia também


Ministros de Lula pregam conciliação de interesses do MST e do agro em feira do movimento


Perereca brasileira faz algo que nenhuma outra no mundo faz; entenda


Desmatamento na Amazônia tem queda de 67% em abril na comparação com 2022