BNews Nordeste

Uso medicinal de maconha é aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará

O projeto vai, agora, para a avaliação do Executivo. O objetivo é criar uma política pública de cannabis medicinal no estado  |  Divulgação/ Agência Senado

Publicado em 15/06/2022, às 07h41 - Atualizado às 07h50   Divulgação/ Agência Senado   Redação

O Conselho Estadual de Saúde do Cerá (Cesau) aprovou, nesta terça-feira (14), um projeto de lei que sugere o uso medicinal de maconha. A decisão foi tomada após a entidade se reunir com os representantes cánábico no estado.

"Aprovamos uma resolução onde vai ser possível a criação de uma política estadual de saúde com a utilização da cannabis. Esse projeto, caso criado, é de extrema relevância para a saúde do estado, porque vai permitir a distribuição à base de cannabis para o SUS, a pesquisa e a capacitação de profissionais", explicou Hugo Victor, conselheiro estadual de saúde do Ceará, ao G1.

Para o militante do movimento antiproibicinista no estado, o advogado criminalista Italo Coelho, a aprovação do projeto criado por movimentos sociais, associação de pacientes e outras organizações é uma grande vitória. "Pautamos o projeto de lei no Ceará para a capacitação dos profissionais de saúde nas terapias canabidiois, como também o incentivo à pesquisa com cannabis. A gente quer que as pessoas possam ter no SUS os produtos de cannabis, e também incentivo às associações", comentou o magistrado.

Leia mais:

Polícia Federal do Piauí cumpre mandados contra fraudes milionárias no país

Polícia Federal investiga fraudes em competições esportivas em Estado nordestino

Número de casos de Covid-19 aumenta entre população com doses atrasadas

Com a aprovação do Cesau, o projeto segue para o governo do estado, que vai avaliar se envia, ou não, para a Assembleia Legislativa. Caso enviado, o objetivo é criar uma política pública de cannabis medicinal no Ceará. "Com esse passo, queremos garantir que várias pessoas que precisam desse medicamento sejam beneficiadas através dessa lei", complementou Hugo Victor.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre


Tags Ceará conselho de medicina bnews nordeste uso medicinal da maconha

Leia também


Após caso Genivaldo, MPF avalia instalação de câmeras em fardas de agentes da PRF


Incêndio destrói escola estadual no Rio Grande do Norte


Elba Ramalho testa positivo para Covid-19 e agenda de São João fica ameaçada