Política

Adultização: Ministra rebate oposição e diz que argumento de "censura" protege pedófilos

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante pontua que oposição não irá apoiar projetos de regulamentação em casos de "censura"  |  Reprodução/Instagram/@macaeevaristo

Publicado em 19/08/2025, às 16h15   Reprodução/Instagram/@macaeevaristo   Redação Bnews

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT), afirmou que a “censura” apontada por setores que resistem a aprovar projetos de regulamentação das redes sociais “protege pedófilos e a exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital”.

"Esse debate da censura acaba por proteger pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital, fazendo com que muitas vezes a responsabilização recaia sobre as mães, as mulheres e as famílias", cravou a ministra em entrevista à coluna Thaus Bilenky, do UOL. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Diante a repercussão sobre o vídeo “adultização”, publicado pelo youtuber Felca, o Congresso tem se mobilizado para aprovar projetos que protejam crianças de crimes no ambiente virtual. 

De acordo com Macaé Evaristo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é favorável ao projeto de lei 2.628, que deve ser apreciado nesta terça-feira (19) pela Câmara de Deputados.

A proposta amplia a proteção de crianças e adolescentes na internet, estabelecendo regulamentação para as redes sociais. No entanto, deputados de oposição não garantem apoio ao PL.

"Se tiver qualquer sinal de censura, não vamos apoiar", cravou o líder do Partido Liberal na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL). 

"O presidente Lula está muito comprometido com essa agenda. Aprovamos o projeto que proíbe celular nas escolas —as pessoas falavam que ia ter recusa muito grande, e a gente viu como teve aderência e como muitos professores já falam da mudança do ambiente escolar”, acrescentou a petista.

Classificação Indicativa: Livre


TagsDireitos HumanosLuiz Inácio Lula da Silvaexploração sexualadolescentesredes sociaisprojeto de leiCâmara de Deputadosbnewsadultizaçãopartido liberalambiente digitalSóstenes CavalcanteFelcaMacaé Evaristo

Leia também


Lídice da Mata critica disputa ideológica sobre regulação da internet


Hugo Motta aponta que PL da Adultização será votada nesta semana; saiba quando