Política

Áudio revela suposto apoio de presidente da Funai a acusado de crime ambiental

Em material de áudio colhido de ligação, presidente da Funai teria oferecido apoio a acusado de crime ambiental  |  Agência Brasil

Publicado em 25/08/2022, às 11h47   Agência Brasil   Redação BNews

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, teria feito uma ligação para um servidor do órgão que é acusado de arrendamento de terras indígenas, no Mato Grosso. No áudio, o presidente garante apoio para Jussielson Silva, que é ex-fuzileiro naval e ex-chefe da Funai de Ribeirão Cascalheira, cidade mato-grossense. O portal Metrópoles teve acesso ao áudio.

No material, o acusado teria conversado com Xavier sobre o descontentamento com uma operação da Polícia Federal, após os agentes de segurança questionarem denúncias de que fazendeiros alugavam pastos para gados em reservas indígenas.

“Deixa eu te falar uma coisa: eu falei agora com o chefe da delegacia aqui e me parece que eles estão com uma má vontade enorme”, disse o presidente da Funai em conversa com Jussielson. “Eu vou dar ciência já do caso ao corregedor lá de Mato Grosso, ao corregedor nacional da Polícia Federal aqui e já vou acionar nossa corregedoria para atuar nisso aqui. Pode ficar tranquilo”, disse Xavier.

Jussielson Silva então teria agradecido o apoio e afirmado que “a gente está na ponta da lança”. Então, os áudios mostravam a voz que é ligada a Marcelo Xavier reafirmando que o acusado poderia “ficar tranquilo”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags polícia federal servidor Funai Fundação Nacional do Índio áudio terras indígenas arrendamento Jussielson Silva Marcelo Augusto Xavier

Leia também


Bruno Reis avalia impacto de ano eleitoral na atração de negócios para Salvador; saiba mais


“Tenho experiência”, diz Moro ao se oferecer para sabatinar Lula no JN


Moraes adota estilo centralizador e amplia poder no comando do TSE