Política

Bolsonarista deseja que apenas o Senado indique os próximos ministros do STF; entenda

Marcos Rogério foi o autor do projeto que pode modificar a escolha dos ministros da Suprema Corte  |  Antonio Cruz / Agência Brasil

Publicado em 19/12/2023, às 07h19 - Atualizado às 07h23   Antonio Cruz / Agência Brasil   Tácio Caldas

Após Flávio Dino ter sido aprovado como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), uma mudança na forma da indicação pode acontecer. Isso porque o senador bolsonarista Marcos Rogério (PL) apresentou um projeto no Senado Federal para mudar todo o contexto das indicações para a Corte. Essa proposta, inclusive, afeta o presidente da República.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Com uma interpretação diferente do usual da Constituição Federal de 1988, o parlamentar tem proposto que haja uma mudança no esquema atual de indicação. Marcos entende que a decisão sobre essa indicação e a aprovação deveria ser apenas da 'Casa Alta'. O pensamento do senador tem relação com a falta de especificação da constituição sobre a quem deveria caber essa indicação.

Ainda segundo o parlamentar, a 'melhor leitura' do texto da Constituição indica que caberia aos senadores tal tarefa. "Fica claro da leitura do dispositivo que, em nenhum momento, o constituinte afirmou que a escolha cabe ao presidente da República. Ao contrário, a melhor leitura do dispositivo é a seguinte: depois de escolhidos e aprovados pela maioria absoluta do Senado Federal, os ministros do STF serão nomeados pelo presidente da República", explica o senador.

O detalhe é que o parlamentar foi vice-líder do governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) e, por isso, tem bom trânsito na Casa. Outro ponto observado é a proximidade dele com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Com informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado stf Supremo Tribunal Federal PL Senado Federal psd presidente do senado parlamentar presidente da República Constituição Federal Flávio Dino Marcos Rogério Rodrigo Pacheco Casa Alta Constituição Federal de 1988

Leia também


AGU vai recorrer de fiscalização de presentes de Lula; saiba mais


Homem publica despedida emocionante para sabiá que faleceu; veja vídeo


Braskem cria ‘plano de contingência’ bilionário para cidade nordestina; saiba o valor