Política

Bruno Reis tenta pavimentar reeleição à Prefeitura através de acordo com Arthur Lira; entenda

Prefeito já declarou que União Brasil caminha para apoiar a recondução tanto de Lira quanto de Rodrigo Pacheco ao Senado  |  Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 25/11/2022, às 14h49   Dinaldo Silva/ BNews   Eduardo Dias

Ameaçado após a derrota de ACM Neto (UB) ao Governo do Estado para Jerônimo Rodrigues (PT), e com a sombra de Geraldo Júnior (MDB) vislumbrando uma candidatura em 2024, o prefeito Bruno Reis (UB) tem começado a se articular para pavimentar sua candidatura à reeleição para a Prefeitura de Salvador. 

E, de acordo com a Metrópole FM, a articulação passa por um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que tenta a reeleição na Casa, através do apoio do União Brasil ao pepista. Bruno, inclusive, já havia antecipado ao BNews, que a posição do UB caminhava para apoiar a recondução tanto de Lira quanto de Rodrigo Pacheco ao Senado.

"O que eu posso antecipar a vocês é que hoje o União caminha, bem avançado para, de forma unida, anunciar o apoio a eleição de Rodrigo Pacheco ao Senado e de Arthur Lira para a Presidência da Câmara. A decisão deve sair na semana que vem", disse ele em coletiva na última semana.

Ainda conforme a Metrópole, o acordo para o partido de Bruno apoiar Lira ficou condicionado ao apoio do PP a sua reeleição em 2024. Bruno Reis tem em sua base, atualmente, lideranças importantes do PP na Bahia, a exemplo do presidente estadual do partido, o vice-governador João Leão, e de seu filho, o deputado federal Cacá Leão, que caminhou ao lado de ACM Neto nas eleições em busca de uma vaga ao Senado.

Cacá, inclusive, tem sido cotado para comandar uma secretaria da gestão de Bruno Reis a partir de 2023, quando o prefeito deve promover uma reforma admnistrativa. Os rumores, até então, são de que o parlamentar deve assumir a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), pasta que jé foi comandada pelo próprio Bruno Reis, pela vice-prefeita Ana Paula Matos, e pelo deputado estadual Leo Prates. A Sempre é tida como um "teste de capacidade" dentro da gestão municipal.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Prefeitura de Salvador Câmara dos Deputados ACM Neto Cacá Leão Bruno Reis Arthur Lira União Brasil

Leia também


"ACM Neto deixou uma bomba-relógio para Bruno Reis", denuncia vereador; saiba motivo


Líder do governo rebate Augusto Vasconcelos e sai em defesa de Bruno Reis sobre "colapso" na gestão


Aliado de Bruno Reis reage à crítica de Marta Rodrigues sobre aprovação da LDO 2023