Política

Cidade de irmão de Bolsonaro poderá fazer homenagem a ministro da Educação

Ministro está no centro de polêmica após ter vazado áudio em que sugere favorecimento no repasse de verbas do MEC  |  Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 23/03/2022, às 14h39   Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil   Fábio Zanini/Folhapress

A Câmara Municipal de Miracatu (SP) votará na sexta-feira (25), em regime de urgência, um projeto para conceder o título de cidadão honorário da cidade ao ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Renato Bolsonaro, irmão do presidente Jair Bolsonaro (PL), é chefe de gabinete do prefeito de Miracatu, Vinícius Brandão de Queiroz (PL). O vereador que apresentou o projeto de decreto legislativo, Pablo Pereira, é aliado de Renato e também é filiado ao PL.

Leia mais: Coordenador evangélico de Moro elogia ministro da Educação, mas critica relação com pastores

O ministro tem sido alvo de críticas e de pedidos de investigação nos últimos dias. Em conversa gravada obtida pelo jornal Folha de S.Paulo, Ribeiro afirma que o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por dois pastores que não têm cargo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC (Ministério da Educação). Ele diz que isso atende a uma solicitação de Jair Bolsonaro.

O prefeito Gilberto Braga (PSDB), do município maranhense de Luis Domingues, afirmou que um dos pastores que negociam transferências de recursos federais para prefeituras pediu 1 kg de ouro para conseguir liberar verbas de obras de educação para a cidade. Segundo o gestor, o pedido foi feito em um restaurante de Brasília na presença de outros políticos.

O presidente e o ministro devem visitar Miracatu no sábado (26), quando Bolsonaro também receberá o título de cidadão honorário de Miracatu.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags ministro título educação PL mec irmão Jair Bolsonaro cidadão bnews Milton Ribeiro Miracatu Renato Bolsonaro

Leia também


Pastor lobista do MEC se encontrou quatro vezes com Bolsonaro, diz jornal


Ameaçado no cargo, Milton Ribeiro vai à festa de Michelle Bolsonaro


Lídice apresenta requerimento de convocação de Ministro da Educação após áudio vazado; entenda