Política

Criação do União Brasil é aprovada por unanimidade pelo TSE

Nova legenda validada pelo TSE surge da fusão entre o PSL e DEM, e tem a maior bancada do Congresso Nacional  |  Divulgação/DEM

Publicado em 08/02/2022, às 20h20   Divulgação/DEM   Redação Bnews

A criação do União Brasil, partido que surgiu da junção do Democratas e do Partido Social Liberal (PSL), foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (8).

Leia mais:
Vice-presidente do União Brasil diz que saída de bolsonaristas é 'livramento'
União Brasil nasce rachado com divergência sobre Moro

Desde 6 de outubro do ano passado as legendas já haviam autorizado, em suas próprias convenções nacionais, a criação do estatuto da nova sigla, que adotará o número 44 nas urnas.

O novo partido terá a maior bancada do Congresso Nacional. Atualmente, o PSL possui 55 deputados e o DEM 26, totalizando 81 deputados federais. No Senado Federal, o DEM possui 5 e o PSL 2, totalizando 7. 

O partido ainda vai contar com 3 governadores estaduais (Goiás, Mato Grosso e Rondônia), 129 deputados estaduais e distritais e 552 prefeituras. Com a fusão, o União Brasil terá acesso a R$ 1 bilhão de fundo eleitoral.

O número de parlamentares ainda pode mudar entre março e abril por conta da chamada “janela partidária”, que ocorre seis meses antes das eleições. Nesse período, que dura 30 dias, os políticos podem mudar de partido sem perder o mandato atual.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão


Classificação Indicativa: Livre


Tags política TSE dem PSL União Brasil

Leia também


Moraes autoriza PF a usar provas de vazamento de dados por Bolsonaro em investigação sobre milícia digital


PT da Bahia repudia comercialização de peças de negros acorrentados no aeroporto de Salvador


Marcelo Nilo sobre exoneração de Nestor Duarte da Seap: “saiu mesmo votando com o governador”