Política
Publicado em 11/11/2025, às 22h30 - Atualizado às 22h34 Lula Marques/Agência Brasil Mariana Cedrim
Diante da pressão de governistas e da Polícia Federal, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) anunciou nesta terça-feira (11), que desistiu de equiparar crimes cometidos por organizações criminosas ao terrorismo.
“Vamos manter um texto duro, isso eu não abro mão desse marco legal do combate ao crime organizado. Enquanto a lei de terrorismo continua do jeito que está, o marco legal contra o crime organizado aumenta as penas de prisão”, justificou.
Embora tenha assumido a alteração no texto que elabora sobre o projeto antifacção, Derrite negou que a mudança represente um recuo. “O que você chama de recuo eu chamo de estratégia para beneficiar a população”.
Antes da mudança do deputado, a Polícia Federal se manifestou reafirmando que continuará defendendo suas atribuições constitucionais e a preservação da sua autonomia funcional, a fim de garantir o cumprimento da lei e a defesa da sociedade brasileira.
Derrite ajusta o papel da Polícia Federal em relatório sobre projeto antifacção e gera turbulência no governo Lula
Secretário de SP vai relatar projeto que equipara facções a organizações terroristas