Política

João Leão é candidato "a governador ou senador", diz cacique do PP

Vice-governador João Leão (PP) tem tensionado negociações da chapa governista para as eleições deste ano  |  Manu Dias/GOVBA

Publicado em 13/01/2022, às 16h55   Manu Dias/GOVBA   Redação

O secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, tensionou a formação da chapa governista ao afirmar que se, pela regra eleitoral, o vice-governador João Leão não pode se reeleger para um terceiro mandato, ele será o candidato do Progressistas "a governador ou senador". A declaração foi dada pelo pepista em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia. 

Lideranças do PP no estado, e especialmente o próprio João Leão, têm exercido pressão sobre as negociações para a construção da chapa que irá disputar o pleito de outubro.

Leia também: "João Leão só pode ser candidato a governador ou ao Senado", diz Negromonte Jr.

Como o vice-governador, principal líder da legenda na Bahia, não pode tentar a reeleição e, pela legislação, também não poderia indicar seu filho, o deputado federal Cacá Leão (PP-BA), restaria para Leão, na chapa majoritária, apenas as vagas de candidato ao Senado e a governador.

Acontece que esses espaços já devem ser preenchidos por Otto Alencar, líder do PSD no estado, e Jaques Wagner (PT-BA), respectivamente.

"O nome que nós temos é João Leão. Se ele não pode ser vice, pela legislação, ele é nosso candidato a governador ou senador. Essa é a questão que está colocada. E nós esperamos a compreensão de todos. Acreditamos na capacidade de articulação do senador Jaques Wagner", afirma Jabes Ribeiro.

O secretário-geral do PP, entretanto, descartou a possibilidade de, diante do impasse, a sigla debandar para o grupo do ex-prefeito e pré-candidato ACM Neto (DEM).

"A nossa conversa é dentro da base aliada. Nós não temos conversas com nossos concorrentes. Pelo contrário, trabalhamos duro para permanecer na base, mesmo quando houve a base do Bolsonaro tentar se filiar ao partido. A Bahia teve uma visão de resistência nesse aspecto, porque sabíamos que era importante o partido manter a sua autonomia local", enfatizou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Jaques Wagner pp otto alencar eleições Senado governo candidatura joão leão chapa vice-governador Rui bnews

Leia também


João Leão passa por exames em São Paulo


Rui diz que vai intensificar conversas para ter ‘desenho’ de chapa até fevereiro


Mesmo com indefinição de Leão, Solla aponta vice do PP para chapa de Wagner em 2022