Política

José Mauro Coelho é eleito presidente da Petrobras; conheça o escolhido

Mauro Coelho vai ocupar espaço deixado na Petrobras pelo general Joaquim Silva e Luna, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro  |  Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado

Publicado em 14/04/2022, às 13h01 - Atualizado às 13h09   Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado   Vinícius Dias

A Assembleia-geral dos acionistas da Petrobras aprovou nesta quinta-feira santa (14) o nome de José Mauro Ferreira Coelho para assumir a presidência da estatal e substituir o demitido general Joaquim Silva e Luna no cargo. Segundo a Petrobras, a posse acontece nesta mesma quinta, logo mais às 15h.

O nome de Ferreira Coelho foi aprovado pela assembleia para apreciação na última terça-feira (12). O novo presidente chega após uma lacuna que durou cerca de 15 dias e algumas recusas ouvidas pelo presidente após convidar nomes e alguns nomes incompatíveis para assumir o cargo, como no caso de Adriano Pires.

Leia também: 

Ferreira Coelho foi presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado. Antes, trabalhou por 12 anos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico.

O executivo é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em planejamento energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política petrobras bolsonaro mauro coelho presidente petrobras

Leia também


José Mauro Coelho é eleito membro do Conselho da Petrobras e fica próximo de assumir presidência da estatal


Governo indica José Mauro Ferreira Coelho para presidência da Petrobras


Bolsonaro joga desgaste com indicações na Petrobras para ministro de Minas e Energia