Política

Justiça americana arquiva pedido de extradição de Allan dos Santos, diz senador Jorge Seif

Allan dos Santos é investigado pelo STF nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 07/03/2024, às 23h02   Reprodução/Redes Sociais   Cadastrado por Marco Dias

A Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de prisão e extradição do blogueiro Allan dos Santos, solicitado pela Justiça brasileira, conforme anunciado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (7). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dos Santos, residente nos Estados Unidos desde 2020 e com prisão preventiva decretada no Brasil, está sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O senador comemorou a decisão, argumentando que a Justiça americana não considerou os atos de Dos Santos como crimes, mas sim como expressão de opinião.

Além disso, o senador Seif criticou ações que, em sua visão, ameaçam a liberdade de imprensa no Brasil. Ele citou o fechamento do canal do YouTube Terça Livre e o pedido de cancelamento da concessão da Rádio Jovem Pan pelo Ministério Público Federal, apoiado pela Advocacia-Geral da União (AGU). 

Seif alertou para os perigos que essa "perseguição" a jornalistas e veículos de comunicação representa para a democracia brasileira, sugerindo que tais medidas comprometem a plenitude democrática do país.

Seif também expressou preocupação com a possível erosão das bases democráticas, sugerindo que a liberdade de expressão deve ser protegida para preservar a integridade do sistema democrático brasileiro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Estados Unidos stf Supremo Tribunal Federal plenário fake news atos antidemocráticos allan dos santos Jorge Seif justiça brasileira

Leia também


Polícia desativa oficina clandestina de armas em Nova Constituinte


Supostas más condições no Conjunto Penal Feminino são contestadas pela SEAP