Política

Lula pode vetar marco temporal do Congresso; entenda

Apesar de não ter gostado da aprovação e dar indícies de veto, o presidente pode também aprovar o texto parcialmente  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 28/09/2023, às 11h51 - Atualizado às 12h00   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Tácio Caldas

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pode vetar o texto do marco temporal que foi votado e aprovado no Senado Federal. A declaração do presidente foi dada a senadores governistas. Apesar dessa intenção, o chefe do executivo federal destacou também que pode repensar e aprovar parcialmente a proposta, já que na íntegra ele não aceitará.

Ao que tudo indica, em caso de veto, os senadores de oposição, em especial os bolsonaristas, devem aceitar os trechos do veto de Lula. O texto do marco temporal determina um impedimento aos indígenas na reivindicação de terras as quais eles não ocupavam à época da Constituição de 1988.

Vale lembrar que, mesmo que o presidente aprove parcialmente o texto, o marco temporal não deve prosperar. Isso porque o texto deve ser contestado e barrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a ideia declarando assunto inconstitucional.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula stf Luiz Inácio Lula da Silva Supremo Tribunal Federal Senado Federal presidente da República bolsonaristas marco temporal Constituição de 1988 chefe do executivo federal

Leia também


Jovem é sequestrado e morto por traficantes após foto do 'hang loose'


Em live com fã baiano, Anitta faz revelação inédita sobre Ivete Sangalo; assista


Após dois meses na prisão, ex-diretor da PRF perde 11 kg