Política

Morte de mulher Yanomami fotografada em estado grave de desnutrição é divulgada neste domingo

O Ministério da Saúde decretou emergência na saúde na região Yanomami  |  Urihi Associação Yanomami/Divulgação

Publicado em 22/01/2023, às 18h40   Urihi Associação Yanomami/Divulgação   Cadastrado por Eduardo Dias

Fotografada em estado grave de desnutrição, com costelas aparentes e corpo debilitado, em cima de uma balança para medição de peso, a mulher Yanomami, de 65 anos, teve a morte divulgada neste domingo (22) pela associação Urihi.

Ela pertencia à comunidade Kataroa, onde há forte presença de garimpeiros ilegais e casos de dezenas de crianças doentes.

No sábado (21), o presidente Lula visitou Roraima para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde que vão oferecer suporte aos indígenas vítimas de desnutrição. O Ministério da Saúde decretou emergência na saúde. 

A Terra Indígena Yanomam registra nos últimos anos agravamento na saúde dos indígenas, com casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária, em meio ao avanço do garimpo ilegal.

 De acordo com o g1, ao informar o óbito, a associação Urihi pediu que a imagem dela não seja mais compartilhada nas redes sociais. No entanto, autorizou que a foto fosse publicada neste domingo para noticiar a morte da mulher.
 


Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Desnutrição terra indígena yanomami mulher Yanomami

Leia também


Ministério diz que vai acelerar recrutamento de profissionais para território Yanomami


Damares quebra o silêncio e fala sobre situação e território Yanomami


Jair Bolsonaro rebate acusações de Lula sobre yanomamis: “farsa”