Política

BYD: Bolsonaristas foram mais fiéis a Jerônimo do que Otto Filho em votação

Otto Filho votou contra dispositivo que facilita instalação da BYD na Bahia  |  Divulgação

Publicado em 07/07/2023, às 20h04 - Atualizado às 20h05   Divulgação   Henrique Brinco

A polêmica envolvendo o voto de Otto Filho (PSD) em um destaque da Reforma Tributária, que beneficia a instalação da fábrica da BYD na Bahia, continua rendendo polêmica. O resultado da votação aponta que os bolsonaristas, incluindo os dois deputados da Bahia, foram mais fiéis ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) que o próprio parlamentar.

A bancada do PL, que votou contra o texto-base, mas a favor do dispositivo, fez parte dos 307 votos. Eram necessários 308. Entre os baianos, Roberta Roma (mulher de João Roma) e Capitão Alden ajudaram no placar. Faltando apenas um voto, a escolha de Otto Filho acabou sendo crucial para o resultado. O dispositivo garantia a extensão dos incentivos fiscais a empreendimentos como a montadora chinesa BYD e a Unigel na Bahia até 2032.

Em nota, Otto Filho declarou "que, desde o início da discussão, manteve-se contrário ao limite até 2032, não concordando com prazos para benefícios fiscais".

"Trata-se de um grave erro do relator e a esperança é que o Senado o corrija, refazendo o destaque e liberando assim, os benefícios fiscais sem prazo determinado, e assim  permitindo, aos futuros governadores, terem esse legítimo direito. Infelizmente, o relator não acatou a proposta de tirar o limite de prazo para benefícios fiscais", declarou.

"Esclarece, por fim, que não abre mão de suas convicções e que tem esperança que o Senado encontre uma solução justa e que beneficie todos os estados no longo prazo", finaliza o comunicado.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jerônimo Rodrigues capitão alden Otto Filho roberta roma BYD

Leia também


BYD ameaçada? "Erro grave", detona Félix Mendonça Jr. após voto polêmico de Otto Filho


Câmara Federal aprova texto-base do Carf


MP toma decisão em relação a processo sobre kits de robótica que envolve Arthur Lira; saiba mais