Política

Políticos baianos reagem ao ataque sofrido por Gilberto Gil no Catar; veja

Através das redes sociais, políticos se manifestar sobre o fato ocorrido com o músico baiano  |  Reprodução/Twitter @jaqueswagner

Publicado em 27/11/2022, às 11h45   Reprodução/Twitter @jaqueswagner   Yuri Abreu

Os ataques sofridos pelo cantor baiano, Gilberto Gil, durante a vitória do Brasil sobre a Sérvia, por 2x0, não passaram despercebidos pelos políticos na Bahia e no Brasil, que logo reagiram após tomar conhecimento do fato.

Na última quinta-feira (24), o artista estava ao lado da mulher, Flora, quando foi atacado por um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Gil, após a repercussão do fato, também usou as redes sociais para se manifestar. Em um vídeo publicado no Instagram, ele classificou a ação como estúpida e agradeceu o carinho recebido. "Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio", escreveu.

 

Pelo Twitter, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a esposa, Janja, manifestaram solidariedade a Gilberto Gil e a Flora.

"Ligamos para @gilbertogil e @Floragil2222 manifestando nossa solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Qatar. Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência, Q o agressor seja identificado e responda pelo seu ato", escreveu Janja.

"Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos", completou Lula.

Gilberto Gil é um dos maiores brasileiros da história. Nosso solidário abraço aos amigos @gilbertogil @Floragil2222. https://t.co/zgkhszm1ll

— Lula (@LulaOficial) November 27, 2022

O senador Jaques Wagner também comentou a ofensiva: "As agressões sofridas por @gilbertogil são uma demonstração de ignorância e falta de respeito que não combinam com o espírito democrático civilizado. Precisamos acabar com a violência política e reconstruir um Brasil de paz. Minha solidariedade ao imortal Gil e Flora", afirmou.

As agressões sofridas por @gilbertogil são uma demonstração de ignorância e falta de respeito que não combinam com o espírito democrático civilizado. Precisamos acabar com a violência política e reconstruir um Brasil de paz. Minha solidariedade ao imortal Gil e Flora. pic.twitter.com/yCoQZFMJgR

— Jaques Wagner (@jaqueswagner) November 27, 2022

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou o fato que partiu daqueles que "espalham ódio por onde passam e envergonham o Brasil". "Gil é nosso orgulho e representa o que nosso país tem de melhor. Merece todo o respeito do mundo", disse o gestor.

Minha solidariedade a @gilbertogil e @Floragil2222 pelas agressões sofridas no Catar. Mais um ato lamentável daqueles que espalham ódio por onde passam e envergonham o Brasil. Gil é nosso orgulho e representa o que nosso país tem de melhor. Merece todo o respeito do mundo.

— Rui Costa (@costa_rui) November 27, 2022

Já o governador eleito do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) repudiou a ação de bolsonaristas contra Gilberto Gil.

"É revoltante e merece nosso repúdio o ataque de inconformados com o resultado da eleição a @gilbertogil, patrimônio da Bahia e do Brasil. Que o ódio e a intolerância deem lugar ao respeito e ao amor que Gil tantas vezes canta. Toda solidariedade ao nosso imortal!"

É revoltante e merece nosso repúdio o ataque de inconformados com o resultado da eleição a @gilbertogil, patrimônio da Bahia e do Brasil. Que o ódio e a intolerância deem lugar ao respeito e ao amor que Gil tantas vezes canta. Toda solidariedade ao nosso imortal! #GilbertoGil pic.twitter.com/4G0N1yUMXs

— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) November 27, 2022

Por sua vez, até a publicação desta nota, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) e o candidato derrotado nas eleições ao Governo da Bahia, ACM Neto (União), ainda não tinham se manifestado.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Jaques Wagner Lula Gilberto Gil Rui Costa Jerônimo Rodrigues janja

Leia também


"Depois falam que foi sorte", dispara Gusttavo após show lotado no Allianz Parque


Trio foge de viatura após ser condenado por chacina no Ceará


Supremo toma decisão sobre denúncia da Lava-Jato contra Aécio Neves