Política

Roger Waters será preso se usar roupa nazista no Brasil, diz Flávio Dino

Roger Waters vai ser acompanhado por agentes da Polícia Federal durante shows no Brasil  |  Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 10/06/2023, às 12h46   Reprodução/ Redes Sociais   Cadastrado por Bernardo Rego

O cantor e compositor Roger Waters não poderá usar o traje que se assemelha ao de um oficial nazista durante a turnê “This is Not a Drill”, que está prevista para acontecer em outubro e novembro no Brasil.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, informou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que se o artista vestir o uniforme durante algumas de suas apresentações no Brasil, que acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, será preso pela Polícia Federal.

Fux ligou para Dino para alertar sobre o que seria um crime de racismo depois que representantes da comunidade judaica entraram com um pedido.

O pedido foi assinado pelo advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e presidente do Instituto Memorial do Holocausto, no Rio de Janeiro. Na demanda, Bergher pede que, caso o artista entre em território brasileiro, que seja acompanhado pelas polícias Federal e Civil. Dessa forma, as apresentações serão acompanhadas pelas coorporações e providências serão tomadas caso Roger use o figurino semelhante ao de um oficial nazista.

Entenda o caso

Em maio, durante um show em Berlim, capital da Alemanha, Waters foi acusado de incitar o ódio público devido ao uso de um traje semelhante ao de um oficial nazista. A polícia local disse que está investigando o caso.

Martin Halweg, porta-voz da polícia de Berlim, informou à AFP que 'as vestimentas usadas no palco podem ser interpretadas como uma glorificação ou justificativa do regime nazista, afetando a ordem pública'.

O porta-voz da polícia acrescentou que, após a conclusão da investigação, os resultados serão enviados ao Ministério Público para uma análise jurídica final. A promotoria decidirá se o cantor britânico de 79 anos enfrentará ou não processo judicial.

A turnê de despedida do cantor britânico Roger Waters, “This is Not a Drill”, chega ao Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 8 de novembro. O show traz cerca de 20 clássicos do baixista e também do período em que esteve no Pink Floyd, histórica banda de rock da qual foi um dos fundadores.

Classificação Indicativa: Livre


Tags shows brasil nazismo roupa Flávio Dino roger waters

Leia também


Senado deve adiar em pelo menos uma semana votação do arcabouço fiscal


Sergio Moro ganha "apelido carinhoso" de André Janones durante discussão no Twitter; veja