Política

Secretários de Jerônimo se reúnem para investigar morte de líder quilombola

Maria Bernadete foi assassinada na noite da última quinta-feira (17)  |  Agência Brasil

Publicado em 18/08/2023, às 09h27   Agência Brasil   Daniel Serrano

Os secretários do governo da Bahia Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial e os Povos e Comunidades Tradicionais), Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), Adolpho Loyola (chefe de gabinete) e Marcelo Werner (Segurança Pública) estão reunidos na manhã desta sexta-feira (18) para discutir o caso da morte da líder quilombola, Maria Bernadete.

Na noite da última quinta-feira (17), criminosos invadiram o Quilombo Pitanga dos Palmares, fizeram familiares reféns e mataram Maria Bernadete a tiros.

A reunião foi confirmada ao BNews pela assessoria do secretário Felipe Freitas. Informações preliminares apontam para que o caso tenha relação com uma disputa de terra na área conhecida como Quilombo Pitanga dos Palmares, perto da cidade de Simões Filho. A região é alvo de especulação imobiliária.

Segundo a equipe de comunicação do titular da pasta dos Justiça e Direitos Humanos, ainda é cedo para apontar uma causa que tenha motivado o caso. A assessoria disse ainda que as polícias civil e militar “estão empenhadas na investigação por determinação explícita do governador”.

Na noite da última quinta, criminosos invadiram o Quilombo Pitanga dos Palmares, fizeram familiares reféns e mataram Maria Bernadete a tiros. Os ministros do governo Lula (PT), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), lamentaram o assassinato da líder quilombola e que acompanham o caso.

Quem também falou sobre o caso foi o governador Jerônimo Rodrigues (PT). O gestor estadual também lamentou o caso e determinou que equipes das polícias Civil e Miltar fossem ao local para investigar o caso.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia polícia militar Simões Filho Polícia Civil secretaria da segurança pública Jerônimo Rodrigues Promoção da Igualdade Racial líder quilombola Silvio Almeida adolpho loyola Anielle Franco ângela guimarães Marcelo Werner felipe freitas Maria Bernadete Pacífico Quilombo Pitanga dos Palmares Flávio Gabriel Pacífico dos Santos

Leia também


PF prende comandante-geral e outros membros da cúpula da PMDF; saiba detalhes


8 de Janeiro: STF forma maioria e torna mais 69 pessoas rés em investigação; entenda


Governo da Bahia toma decisão sobre fábrica fechada pela Ford em Camaçari; confira