Política

VÍDEO: Governo de São Paulo aprova privatização da Sabesp em meio à tumulto; assista

Sessão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é marcada por tumulto e confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar  |  Reprodução/X/@UP80BR

Publicado em 06/12/2023, às 21h03   Reprodução/X/@UP80BR   Cadastrado por Marco Dias

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (6), o projeto que propõe a privatização da Sabesp. A votação foi marcada por um cenário tenso, com confrontos entre a Polícia Militar e manifestantes, resultando no abandono da sessão por parte dos deputados da oposição.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O texto foi aprovado com 53 votos favoráveis e apenas 1 voto contrário, alcançando a maioria simples dos presentes, requisito para sua aprovação.

Durante a sessão, a Polícia Militar utilizou spray de pimenta dentro do plenário, aumentando a tensão que já se fazia presente. Os deputados da oposição, incluindo representantes do PT, PC do B, PSOL e PSB, deixaram o plenário em meio ao confronto. 

A privatização da Sabesp é uma prioridade na gestão de Tarcísio de Freitas e representa um triunfo simbólico para o governador. No entanto, para sua concretização, o projeto ainda necessita do aval da Câmara Municipal de São Paulo.

A mudança no controle acionário da Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, já enfrenta ações na Justiça paulista. Após a aprovação, deputados contrários à privatização anunciaram que irão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

🚨 URGENTE!

Vivian Mendes, presidente da Unidade Popular pelo Socialismo em São Paulo, é presa e movimentos sociais são agredidos e durante sessão que votaria a privatização da SABESP na ALESP. Muitos feridos e sessão interrompida!

Liberação imediata aos companheiros! pic.twitter.com/Zw8Gpo0r1a

— Unidade Popular (@UP80BR) December 6, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo sabesp alesp Tarcísio de Freitas

Leia também


VÍDEO: Bruno Reis detalha iluminação de Natal em Salvador


VÍDEO: Kiki Bispo comenta aprovação de pedidos de empréstimos milionários: 'Fruto de muito diálogo'