Política

VÍDEO: Servidores de Salvador decidem acampar na frente da Prefeitura

Agentes municipais de saúde e de combate às endemias cobram da gestão municpal o pagamento do valor integral do piso salarial  |  Leitor BNews

Publicado em 14/09/2022, às 14h56 - Atualizado às 14h57   Leitor BNews   Eduardo Dias e Henrique Brinco

Seis dias após ocuparem a sede da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), os agentes municipais de saúde e de combate às endemias iniciaram um acampamento em frente ao Palácio Tomé de Souza, sede oficial da Prefeitura de Salvador. 

Aos gritos de "agentes na rua, prefeito a culpa é sua", os servidores montaram barracas e toldos em frente a sede da prefeitura e, sob outro gritos de ordem, levantam cartazes de cobranças à gestão. 

VÍDEO: Servidores de Salvador decidem acampar na frente da Prefeitura pic.twitter.com/QktWpQojzI

— BNews (@bnews_oficial) September 14, 2022

Os servidores cobram da gestão municpal o pagamento do valor integral do piso salarial de todos os 3.437 agentes, conforme determina a Emenda Constitucional 120/22, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).  

O projeto de lei municipal aprovado pela Câmara de Vereadores, que discorre sobre o pagamento integral dos profissionais, foi vetado parcialmente pelo prefeito Bruno Reis e, em seguida, derrubado pela CMS em sessão acalorada no último mês. 

O assunto, inclusive, tornou-se uma crise política entre a Câmara e a Prefeitura, gerando troca de farpas e acusações entre o prefeito Bruno Reis e o presidente da Casa, Geraldo Júnior, além dos vereadores governistas, Kiki bispo, Paulo Magalhães e Duda Sanches.

A prefeitura alega que está oferecendo um reajuste salarial no valor de 74% de aumento à categoria, com a remuneração passando a ser de R$ 3.393, o que é contestado pelos agentes. 

A categoria, no entanto, alega que as propostas feitas pela gestão retira cerca de 82.5% das gratificações do Plano Cargos Carreira e Vencimento dos trabalhadores. O sindicato dos agentes, inclusive, rejeitou as duas últimas propostas feitas pela prefeitura. 

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Prefeitura de Salvador protesto agentes de saúde reajuste Bruno Reis

Leia também


VÍDEO: Secretaria de Saúde de Salvador é invadida durante protesto contra Bruno Reis


Travando guerra com agentes de saúde, Bruno Reis opina sobre piso de enfermeiros


Sindicato dos Agentes de Saúde contesta proposta da Prefeitura de Salvador para reajuste; entenda