Salvador

Novo flagrante mostra uso de carros da Semob para fins pessoais na capital baiana

Caso foi novamente denunciado ao Ministério Público da Bahia  |  Arquivo Pessoal/Denunciante

Publicado em 19/10/2023, às 14h00 - Atualizado às 15h21   Arquivo Pessoal/Denunciante   Douglas Santana

O uso de carros da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) para fins pessoais voltou a ser denunciado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA). No flagrante, enviado ao BNews, um servidor passeia com o carro oficial da Prefeitura de Salvador, na companhia de uma mulher.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na ocasião, o funcionário da Semob, que deveria estar cumprindo sua função, aproveitou a companhia para tomar um café no Centro Histórico. O BNews já havia noticiado outros casos, em agosto, com a utilização dos carros da pasta responsável pelo transporte público de Salvador para questões pessoais.

Segundo informações preliminares, neste novo caso, o denunciado utiliza o veículo da secretaria para ir à academia, em Brotas, nas primeiras horas da manhã. Ainda em seu roteiro, ele pega a mulher no bairro de Pero Vaz e a leva para a lanchonete.

Servidor da SEMOB é flagrado utilizando carro oficial para fins pessoais - Crédito: Arquivo Pessoal/Denunciante 

 

Só depois, que o funcionário segue para seu posto de trabalho, no Comércio, onde fica a sede da Semob. O mesmo servidor já foi denunciado no Ministério Público da Bahia (MP-BA), quando, supostamente, pegava vários familiares na Rodoviária de Salvador.
Contudo, de acordo com a denúncia, o funcionário da Semob trocou de carro para não ser identificado.

Servidor da SEMOB é flagrado utilizando carro oficial para fins pessoais - Crédito: Arquivo Pessoal/Denunciante 

 

“Existem mais servidores utilizando veículo oficial como se fosse particular e estão sendo investigados também. A farra é tão grande que cada servidor pega um carro oficial e leva pra casa. O serviço de fiscalização da noite fica comprometido, com pouquíssimos veículos”, revela o denunciante ao BNews, que quer preservar o anonimato.

Ainda de acordo com o denunciante, apesar dos outros casos já relatados ao MP-BA, a situação continua a mesma.

“A certeza da impunidade é tamanha que mesmo depois da denúncia no MP-BA, os servidores continuam nas práticas imorais. A Semob sequer abriu Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os casos, muito menos afastou os servidores das atividades. Nem emitiu recomendações para uso das viaturas e dos veículos oficiais, nos termos da Lei Municipal e Federal, sobre o assunto”, completa.

Servidor da SEMOB é flagrado utilizando carro oficial para fins pessoais - Crédito: Arquivo Pessoal/Denunciante 

 

Em contato com o BNews, a Secretaria de Mobilidade de Salvador informou que não tem o conhecimento deste novo caso.

“A Semob informa que, com relação à denúncia de agosto, já há um processo de investigação interna em andamento para apurar a situação e adotar as medidas necessárias. Quanto à denúncia recente, ainda não chegou ao conhecimento da pasta”, afirmam.

Já o Ministério Público da Bahia diz que “o procedimento está em curso e as informações estão sendo apuradas. O Ministério Público estadual se pronunciará assim que concluir a apuração”, informam.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Prefeitura de Salvador denúncia flagrante cidade servidor público Semob

Leia também


Moema Gramacho rebate críticas sobre títulos “inusitados” de Lauro de Freitas


Justiça obriga prefeitura de Santo Amaro a reajustar salário da Educação


Servidor público é denunciado por violência doméstica e órgão pede exoneração


Vídeo: Polícia encontra maconha na sola de sapatos que seriam levados para presídio