Saúde

Lei garante direito à pensão para pessoa com deficiência causada pela infecção do vírus Zika

Pensão especial e licença - maternidade para pessoas com deficiência causada pelo vírus Zika  |  Divulgação / Agência Brasil

Publicado em 02/07/2025, às 10h53 - Atualizado às 11h39   Divulgação / Agência Brasil   Bruna Rocha

Após longos debates políticos e a invalidação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entra em vigor, nesta quarta-feira (2), a Lei nº 15.156, que garante o direito à indenização por dano moral e à concessão de pensão especial à pessoa com deficiência permanente decorrente de síndrome congênita associada à infecção causada pelo vírus Zika.

A nova lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e 8.213, de 24 de julho de 1991. A indenização prevê o pagamento de uma pensão em parcela única no valor de R$ 50 mil, valor que será ajustado conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Para acessar o benefício, é necessário a apresentação de laudo médico, público ou privado, responsável pelo acompanhamento da pessoa com deficiência permanente decorrente da infecção pelo vírus Zika.

Além disso, o recebimento da pensão garante isenção no pagamento do imposto de renda e proventos de qualquer natureza. Também será concedida uma licença - maternidade de 60 dias para mães ou pais adotivos de crianças com deficiência permanente decorrente de síndrome congênita associada à infecção decorrente do vírus Zika.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsleiIBGEvírusLuiz Inácio Lula da SilvaINPCdano moralbnewsZikaDecreto-lei

Leia também


Dez anos após surto de Zika, mães cobram atenção à saúde e qualidade de vida para crianças com microcefalia


Deputado pede urgência para apreciar PL que indeniza pacientes com doenças decorrentes do zika vírus