Saúde

Pesquisa de universidades gaúchas detecta vírus da gripe bovina na América do Sul

Antes disso, o patógeno havia sido identificado apenas em animais da América do Norte, Europa e Ásia  |  Reprodução/Labroots

Publicado em 21/05/2022, às 21h46   Reprodução/Labroots   Redação

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em parceria com a Universidade Feevale, publicada no periódico Archives of Virology, demonstra que o vírus da influenza D já está presente entre os bovinos da América do Sul. As informações são do site g1 RS.

Antes disso, o patógeno havia sido identificado apenas em animais da América do Norte, Europa e Ásia. O estudo verificou 10 amostras de ruminantes que manifestaram doenças respiratórias em 2020 e, em uma delas, coletada no Rio Grande do Sul, o vírus foi identificado.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo o professor da Faculdade de Veterinária da UFRGS, Cláudio Canal, que participou da pesquisa, há existia a suspeita de que o vírus circulava entre os bovinos do Brasil. "Já faz um ano, mais ou menos, que a gente estava procurando, até que localizamos um animal que tinha esse vírus", afirmou.

Leia também:

Na sua avaliação, o resultado aponta para a possibilidade de que o vírus esteja circulando em todo o Brasil, mas que não necessariamente que esteja causando doenças nem tampouco a gravidade delas nos animais. "Se for fazer um trabalho de sorologia, vou detectar em todo o Brasil. Só não existe porque não se procura", acrescenta.

Ao contrário dos vírus da influenza A e B, que afetam humanos e já são conhecidos pelos pesquisadores há algum tempo, os vírus C e D foram descobertos recentemente, há cerca de 10 anos. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Jovem é preso com quase 2kg de maconha em Itabela


Gato ‘diferenciado’ fica famoso na internet por abrir gavetas, armários e porta de geladeira


Fábio Primo pede despolitização do Transporte Público e confirma que haverá greve se demandas não forem atendidas