BNews Turismo

Mercosul se une com MTur para intensificar turismo regional

Encontro com representantes do Mercosul aconteceu no Uzbequistão  |  Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 17/10/2023, às 15h01   Marcos Oliveira/Agência Senado   Maria Clara

Sob o comando de Celso Sabino, representantes do Mercosul se reuniram nesta terça-feira (17) na 25ª Assembleia Geral da OMT, no Uzbequistão. O comandante da gestão brasileira promoveu o encontro para fortalecer a região nas grandes pautas do turismo.


No país, a secretária de Promoção turística do Paraguai, Angelita Duarte, a secretária de Promoção Turística da Argentina, Yanina Martinez, o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, e a subsecretaria de Turismo do Chile, Verónica Lagos estiveram presentes para discutir detalhes sobre o assunto.

Um dos consensos do grupo foi a necessidade da assinatura de um Protocolo de Intenções entre as cinco nações contemplando quatro pontos: a facilitação do trânsito de cidadãos dos cinco países nas fronteiras; permitir que documentos de identificação - inclusive profissional - aceitos em um país sejam aceitos nos países signatários; trabalhar conjuntamente para aumento de rotas e frequências de voos entre países; e promoção conjunta para a divulgação do "Visit South America" em feiras internacionais.

"O governo federal do Brasil acredita na força do Mercosul e para isso precisamos estar unidos. E o turismo é uma bandeira que uniu a todos. Somos nações irmãs e trabalharemos para crescermos juntos como região de maneira sustentável e responsável", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.


Durante a 119ª reunião do Conselho Executivo da OMT, o ministro defendeu a conclusão do processo para a instalação definitiva do escritório da entidade no Brasil e informou todos os avanços feitos e que a iniciativa conta com o apoio irrestrito do governo brasileiro, em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O escritório terá um papel decisivo no desenvolvimento social e econômico de toda a nossa região" concluiu. O secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili, também se mostrou entusiasmado com a perspectiva. "Vamos celebrar em breve a abertura dos dois novos e belos escritórios - Marrocos e Brasil", garantiu.arcos Oliveira/Agência Senado

Classificação Indicativa: Livre


Tags turismo Ministério do Turismo mercosul bnews Celso Sabino fortalecer

Leia também


Companhia aérea tem crescimento notável de passageiros em nove meses no Brasil


Cidade fantasma corre risco de desaparecer por causa de avanço de areia; entenda