BNews Turismo

Conheça locais para aproveitar Salvador de um jeito diferente; confira

Pandemia fortaleceu a busca por destinos e atividades dentro de um raio de 300 quilômetros da residência dos brasileiros  |  Divulgação

Publicado em 01/08/2022, às 13h55 - Atualizado às 15h30   Divulgação   Redação BNews

Aproximadamente 57% das viagens turísticas que aconteceram no Brasil em 2021 foram realizadas em carros particulares, ou de empresas, ou ainda, de ônibus, segundo estudo do Ministério do Turismo em parceria com o IBGE. A pandemia impulsionou o turismo de proximidade, ou seja, dentro de um raio de até 300 quilômetros da residência das pessoas.

Pensando nisso, a Civitatis elaborou uma lista de passeios que as pessoas da região de Salvador podem fazer para ter uma experiência diferente e inesquecível. Confira:

 

Tour histórico a pé em Salvador

 

Passeio que começa na Praça Castro Alves e leva os turistas para conhecer a história de Salvador, da Bahia e do bairro do Pelourinho, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O guia conta a história e curiosidades sobre vários marcos, como o magnífico Palácio Rio Branco e o incrível Elevador Lacerda. Outras paradas são a Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho e a igreja de São Francisco.

O passeio é diário e tem a duração de 2h30. Não é cobrada nenhuma taxa, mas é recomendada uma doação diretamente ao guia com o valor que o visitante achar justo.

 

Passeio a pé ao pôr do sol na Barra

 


Esse passeio realizado a pé mostra os encantos do bairro da Barra, localizado no litoral de Salvador. Com início às 15h todas as quarta-feiras, começa no Forte de São Diogo, fortaleza portuguesa que já foi usada para defender a costa de Salvador dos inimigos da cidade. Hoje abriga o espaço de arte Carybé, que projeta diariamente imagens na fachada principal.

O passeio leva então os visitantes pela Barra até chegar à Praia do Porto, que se encontra com a Baía de Todos os Santos e é cercada pelo Forte de Santa Maria e pelo Forte de São Diogo. Outras paradas são o Hospital Espanhol e o monumento dedicado ao escritor austríaco Stefan Zweig, que veio para o Brasil para escapar do nazismo em 1940. Tudo isso com o pôr do sol no horizonte e o brilho da "golden hour" sobre a Barra.

Ao final, os turistas assistem ao sol descer de camarote no o Farol da Barra e o passeio se encerra às 17h30 no Cristo da Barra. A atividade é diária e tem a duração de 2h30. Não é cobrada nenhuma taxa, mas é recomendada uma doação diretamente ao guia com o valor que o visitante achar justo.

 

Mergulho na Baía de Todos os Santos

 

A Baía de Todos os Santos é casa de uma rica vida subaquática. Neste passeio, os aventureiros de todos os níveis podem mergulhar para vivenciar esse habitat e até visitar os restos antigos de um barco afundado.

Um breve passeio de barco leva os interessados até o ponto do mergulho, oferece instruções e descem em grupo para curtir de 40 ou 50 minutos de exploração. São dois níveis de mergulho: para iniciantes e intermediário. Também estão inclusos uma foto e os equipamentos.

Os passeios são diários e começam a partir de R$351,30.


Mergulho para iniciantes

Se você é novo nesse esporte ou tem pouca experiência, não precisa se preocupar, pois instruções básicas serão dadas e o mergulho consegue ser feito sem perigos. Com esta opção, você terá um mergulho e descerá até cerca de 30 pés (9 metros) de profundidade.


Mergulho de nível avançado

Esta opção pode ser escolhida por mergulhadores mais experientes que possuam a certificação internacional exigida para este nível de mergulho (PADI, NAUI ou SSI). Neste caso são dois mergulhos a uma profundidade correspondente ao nível de certificação que possui.

 

Jantar Show Folclórico no Pelourinho

 

Salvador é uma cidade com muita cultura e sabor. Por isso, essa atividade é perfeita até mesmo para quem mora na cidade. Ela é composta por um jantar na zona da cidade velha com produtos típicos locais e um show onde é possível ver ao vivo as principais manifestações da cultura baiana, como candomblé, maculelê, caboclo, samba de roda e, claro, a capoeira. Sabia que esta última está na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade?

Se você decidir ficar em um hotel nessa visita, um transfer está disponível para fazer o transporte antes e depois da experiência. O passeio é gratuito para crianças de até 4 anos.

 

Um dia inteiro descobrindo as belas ilhas da Baía de Todos os Santos

 

Desfrute de um dia inteiro descobrindo as belas ilhas da Baía de Todos os Santos na costa de Salvador, como as Ilhas dos Frades e Itaparica. O passeio de barco oferece uma vista panorâmica do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo.

São duas horas livres na Ilha dos Frades para curtir as praias paradisíacas e as águas cristalinas azul-turquesa e outras duas horas na praia da Ponta da Areia na Ilha de Itaparica. O passeio é gratuito para menores de 6 anos e acontece toda segunda, quarta e sexta-feira.

 

Um dia na Praia do Forte e Praia de Guarajuba

 

O passeio começa pela Estrada do Coco, nome dado por causa do vasto coqueiral que acompanha os turistas na maior parte do caminho. A primeira parada é a Praia do Forte, antiga vila de pescadores que hoje é uma das praias mais visitadas do litoral pela quantidade de restaurantes e lojas de artesanato. Lá, será possível visitar o Projeto TAMAR e conhecer mais sobre o trabalho de preservação da vida marinha e proteção das tartarugas marinhas, uma espécie ameaçada de extinção.

A próxima parada é a Praia de Guarajuba, com 2h30 livres para nadar, tomar sol e saborear a gastronomia local em um restaurante à beira-mar, com vista perfeita para o mar. Menores de 6 anos não pagam pelo passeio que tem saída diária da capital baiana.

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador turismo bnews passeios Turismo de Proximidade

Leia também


Portuguesa envolvida na polêmica com filhos de Giovanna Ewbank tem histórico de xenofobia


Abertas as inscrições para concorrer a bolsas do ProUni


Bahia já soma 12 casos da Varíola dos Macacos