Artigo

Bruno Reis precisa fazer justiça

Imagem Bruno Reis precisa fazer justiça
Está na mesa de Bruno Reis o projeto aprovado pela CMS que batiza a Avenida Milton Santos em Ondina  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/12/2021, às 08h39   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de Salvador fez história e fez justiça. Cabe agora o prefeito Bruno Reis (DEM) assinar embaixo e fazer justiça também. A mudança do nome da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, para Avenida Milton Santos é simbólica, é resistência, é colocar no centro da homenagem um grande pensador do século XX que chegou ao mundo por Brotas de Macaúbas, município interiorano da região da Chapada Diamantina, distante mais de 500 km da capital, mas aqui em solo soteropolitano fez morada e tanto ensinou aos seus.

Milton Santos me foi apresentado nas aulas de Comunicação de Atualidade do polêmico professor Fernando Conceição no curso de jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Apesar de já falecido, na época que conheci sua biografia, Milton, eu tinha clareza, vivia em seus textos. Até chegar aos bancos da academia eu não conhecia esse baiano fenomenal. Foi a partir da instigação do debate em sala de aula que me aprofundei sem arrependimento nas entrevistas e no conteúdo produzido pelo geógrafo. Sua visão de mundo da política, do espaço, da questão social.

A homenagem é digna e à altura de um grande intelectual da nossa terra. Emblemática, também posso classificar: será na importante avenida que abriga o maior campus da Ufba, onde Milton foi professor e se formou também em Direito no idos de 1948. Homem negro, conterrâneo e reconhecido em todo mundo. A atual proposta da mudança é do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que encontrou resistência na CCJ, mas justiça também seja feita: me recordo de acompanhar o movimento neste sentido iniciado por Gilmar Santiago desde 2014.

Convenhamos que Adhemar de Barros, cujo logradouro ainda tem seu nome, tem uma história envolta em São Paulo, onde foi governador e prefeito da capital paulista. Nasceu em Piracicaba (SP) e morreu em Paris, na França.

Creio que devemos desapegar de determinados conservadorismos e buscarmos valorizar aquilo que de benfeitoria foi feita para nossa sociedade e homenagear os nossos, por mais que exista uma lei municipal de 1979 que busca barrar troca de nomes de espaços públicos já consolidadas. É questionável. Creio ser preciso fazer uma atualização pela Câmara de Salvador. É representativo.

Bruno Reis, assim que sancionar o projeto - isso se sua Procuradoria não “empombar” - fará uma reparação histórica. Merece, inclusive, um ato de troca de placa, com festa à altura da representação de Milton Santos.

Victor Pinto é editor do BNews e âncora do programa BNews Agora na rádio Piatã FM. É jornalista formado pela Ufba, especialista em gestão de empresas em radiodifusão e estudante de Direito da Ucsal. É colunista do jornal Tribuna da Bahia, da rádio Câmara e apresentador na rádio Excelsior da Bahia. 

Twitter: @victordojornal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp