BNews Agro

Carga de animais sem documentação de trânsito é apreendida na divisa entre Bahia e Piauí

Divulgação
Carga de animais sem Guia de Trânsito Animal (GTA) foi apreendida na barreira sanitária de Remanso  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/04/2022, às 19h17 - Atualizado às 20h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um caminhão carregado de suínos e caprinos sem Guia de Trânsito Animal (GTA) foi apreendido na barreira sanitária de Remanso, divisa com o estado do Piauí, na última quinta-feira (7). De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o veículo foi abordado e mantido preso até a chegada de uma médica veterinária. O condutor e o produtor responsável pelos animais foram autuados e os animais tiveram que retornar para o estado de origem.

“A GTA é o documento obrigatório que o produtor precisa solicitar para o trânsito de animais e deve acompanhá-los durante toda a viagem”, explica o coordenador de Barreiras Sanitárias da Adab, Roberto Pacheco. “Além de tirar a GTA, o produtor deve saber se determinada espécie pode ou não adentrar em determinado estado”, acrescenta. O lote apreendido transporta 56 caprinos e 19 suínos.

Leia também:

“O trabalho da defesa agropecuária é amplo e criterioso. A falta de documentação pode significar que a carga é clandestina e os animais podem apresentar doenças, colocando nossa pecuária em risco”, salienta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola. Vale lembrar que a Bahia é livre de Peste Suína Clássica com reconhecimento internacional pela Organização de Saúde Animal (OIE).

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp