BNews Agro

Cooperativa de Itaberaba revoluciona produção e comercialização de frutas por meio de inovação tecnológica

Divulgação/SDR
Cooperativa tem sido uma fomentadora de desenvolvimento para a região  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SDR

Publicado em 24/08/2023, às 17h01   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

A Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita) se destacou, recentemente, após conquistar mercados com técnicas de inovações tecnológicas no processamento e comercialização de frutas frescas e desidratadas. Com um total de 116 famílias cooperadas, a Coopaita tem sido uma fomentadora de desenvolvimento para a região, transformando matérias-primas em produtos de alta qualidade que estão ganhando cada vez mais espaço em mercados locais e fora do Estado.

Desde que foi fundada, a cooperativa tem se destacado devido a produção de abacaxi pérola in natura e frutas desidratadas. Mais recentemente, começou a prosperar na comercialização de alimentos liofilizados, um processo nobre de desidratação em baixa pressão e temperatura que preserva os nutrientes e vitaminas, bem como o sabor original do alimento. É considerado o mais avançado e tecnológico nesse campo.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, comentou sobre o reconhecimento da cooperativa. "Estamos orgulhosos do nosso progresso e da qualidade das nossas cooperativas e seus produtos. Acredito que o compromisso do Governo do Estado com inovação, qualidade e sustentabilidade ajudará as cooperativas a conquistarem novos mercados e a manterem nossa posição como líderes no setor de produção, inovação tecnológica e investimentos na agricultura familiar”, ressaltou.

Apoio do Governo do Estado

A parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para o crescimento e modernização da Coopaita. Através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), R$ 3,6 milhões foram investidos na ampliação da unidade de produção de frutas, por meio do Projeto Bahia Produtiva, permitindo à cooperativa aumentar a produção, participar de feiras e eventos para prospecção de novos clientes, expandir sua atuação para outros estados e buscar novas técnicas de produção.

De acordo com o gerente administrativo da Coopaita, Daniel Moura, o apoio do governo possibilitou à Coopaita continuar a desempenhar um papel vital no desenvolvimento econômico e social da região de Itaberaba. “Transformando frutas em produtos de alto valor agregado e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável. Os investimentos trazem oportunidades para aumento e fortalecimento da base de produção das famílias cooperadas, além de agregar valor aos produtos refletindo no aumento da renda”, disse.

Novos mercados e comércio interestadual

Nesta semana, estão previstas a entrega de mais duas carretas de abacaxi, contendo cerca de 30 mil frutas, para o estado de Santa Catarina. A Coopaita ampliou ainda a comercialização nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais

“Uma das estratégias da cooperativa tem sido a adoção de embalagens personalizadas, o que impulsionou o aumento das vendas de seus produtos. Esse cuidado na embalagem não apenas agrega valor ao produto, mas também serve como veículo de divulgação da marca. Além disso, protege as frutas durante o transporte, garantindo a qualidade do produto até o destino final”, explicou Daniel.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp