BNews Agro

COP28: Governo brasileiro lança plano para zerar desmatamento no cerrado; confira detalhes

Divulgação / Freepik
Lançamento do plano coincide com a Conferência das Partes, COP28, em Dubai  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 29/11/2023, às 08h44 - Atualizado às 09h26   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Governo brasileiro lança plano para zerar desmatamento no cerrado, coincidindo com o início da Conferência das Partes, COP28, em Dubai, que ocorre a partir desta quarta-feira (29) e vai até 12 de dezembro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com o sistema Prodes, o desmatamento no cerrado brasileiro cresceu 3% de agosto de 2022 a julho de 2023, comparado ao período anterior.  No total, a destruição do bioma ficou em 11.011,7 km².

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o aumento desse desmatamento, “no entanto ocorreu em meio a uma desaceleração no ritmo de desmate com relação aos valores registrados nos últimos anos. Em 2020, 2021 e 2022 o crescimento foi de, respectivamente, 25%, 8% e 25% na comparação com períodos anteriores”.

Na reportagem, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, explicou que esses 3% representam estabilidade, levando em consideração os parâmetros do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial). Ele também afirmou esperar que, daqui para frente, a curva seja revertida para decrescente.

Ainda de acordo com o jornal Folha de São Paulo, esses dados foram divulgados nesta terça-feira (28), quando o governo federal também lançou o novo PPCerrado (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado), com a promessa de alcançar a meta do desmatamento zero até 2030, ano-chave para frear o aquecimento do planeta, conforme o Acordo de Paris.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp