BNews Agro

Dia de Campo mobiliza produtores de caprinos e ovinos do município de Andorinha e região

Dia de Campo - Divulgação
Cerca de 80 agricultores se reuniram no Centro de Reprodução de Caprinos e Ovinos de Andorinha  |   Bnews - Divulgação Dia de Campo - Divulgação

Publicado em 24/12/2021, às 21h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um público formado por cerca de 80 agricultores familiares criadores de caprinos e ovinos, técnicos/as e parceiro, participaram da primeira edição do Dia de Campo do Centro de Reprodução de Caprinos e Ovinos do município de Andorinha, no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

O Centro é o único espaço público da Bahia que oferta serviços gratuitos para o melhoramento genético de rebanhos caprino e ovino, de agricultores/as familiares.

O evento, que aconteceu na última semana, faz parte das atividades que visam revitalizar e movimentar as ações do centro de reprodução, que disponibiliza serviços de capacitação, entre outras ações. Na programação, os presentes puderam participar de palestras e tirar dúvidas sobre gestão, manejo sanitário, manejo reprodutivo, criação em sistema de confinamento, manejo nutricional, comercialização e crédito.

“O objetivo principal é mostrar ao produtor que, com profissionalismo, ele vai ter um animal com uma boa carcaça, num menor tempo e menor custo de produção, ou seja, um animal de qualidade para entregar ao mercado. Além disso, vai qualificar o produtor em todas as áreas, para que ele possa criar melhor sem muitas perdas na sua criação. O dia de campo foi para dar uma animada nos agricultores e vai ter continuidade tanto em campo, como no próprio centro”, explicou o técnico em desenvolvimento agroindustrial do Pró-Semiárido, Nelson Santana.

A iniciativa é da Central de Associações do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CAAFA-TIPNI) e contou com o apoio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), além da Prefeitura Municipal de Andorinha e da Central da Caatinga.

Investimentos

A reativação do Centro de Reprodução Animal de Andorinha contou com o apoio direto do Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, com investimentos na ampliação e reforma do espaço, além da contratação de equipe técnica qualificada, para assessorar os produtores de caprinos e ovinos, à exemplo da contratação de médico veterinário com experiência na área.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp