BNews Agro

Fórum de gestores da agricultura acontece nesta segunda (21) em Salvador

Divulgação/ Seagri
O fórum busca estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Seagri

Publicado em 19/03/2022, às 21h48   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia está lançando, na próxima segunda-feira (21), o Fórum dos Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O evento, que acontece a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), tem por objetivo auxiliar secretários e secretárias municipais da agricultura nas ações de formação, capacitação em gestão e em desenvolvimento de políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo.

De acordo com a Seagri, será possível viabilizar um espaço permanente de discussões, com o intuito de fomentar esse setor da economia, que é responsável por 28% do PIB, por gerar 1/3 dos empregos, e responde por mais de 50% das exportações da Bahia.

O evento terá programação gratuita, com palestras nas quais se pretende, de forma ampla, apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia. Além disso, traz instituições financeiras para dar orientações a secretários e secretárias municipais da agricultura sobre possibilidades de acesso a linhas de créditos para o setor rural. Na ocasião, a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI) dará um panorama dos números do agronegócio baiano.

Idealizado, criado e com coordenação geral da Seagri, o fórum será constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, secretários ou diretores ou coordenadores.  A ação tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, através da Superintendência da Agricultura Familiar e da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR).

Leia também:

Exportações do agro brasileiro crescem 65,8% em fevereiro

Região responsável por 15% da produção no oeste baiano vai ganhar posto policial avançado

Segundo o titular da Seagri, secretário João Carlos Oliveira, que é também o coordenador geral do fórum, “o agronegócio na Bahia é gigante, vem batendo recordes seguidos, mas precisamos crescer ainda mais, integrando a maior quantidade possível dos municípios a esse agigantamento”. 

Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e o controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações. 

A iniciativa busca, ainda, estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o impulsionamento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp