BNews Agro

Ministério da Agricultura lista diversos produtos impróprios para consumo no Brasil

Reprodução Agência Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária desaconselhou o consumo dos itens apontados  |   Bnews - Divulgação Reprodução Agência Brasil

Publicado em 30/06/2024, às 12h29   Redação



Ao todo, 14 itens de marcas diferentes foram considerados impróprios para consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que divulgou uma lista na sexta-feira, (28). Além disso, 24 lotes de café torrado tiveram “matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação”. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A pasta desaconselhou o consumo dos itens apontados, em publicação. Grande parte dos alimentos foram contaminados e possuem material estranho. 

Em janeiro deste ano, a Anvisa proibiu seis lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen, seguindo um alerta da agência sanitária FDA, dos Estados Unidos. O recolhimento foi por suspeita de contaminação pela bactéria Cronobacter sakazakii.

Em agosto de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição e o uso do atum ralado enlatado da marca Cellier. A decisão aconteceu após o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo receber relados de surto de intoxicação alimentar por histamina em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Campinas, no final de julho de 2023.

A agência também  anunciou a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos em estoque da marca Fugini, como molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas. A medida preventiva foi tomada após uma inspeção identificar falhas de higiene, no controle de qualidade, entre outros fatores que fazem o consumo dos produtos oferecer riscos à saúde.

Lotes de produtos da marca Chocolates Garoto Ltda. foram suspensos e alvo de recolhimento voluntário após suspeita de contaminação detectada em outubro de 2022. Segundo a agência, dois lotes das barras de chocolate ao leite “Castanhas de Caju” e “Castanhas de Caju e Uvas Passas”, ambas de 80g, podem conter fragmentos de vidro após problemas nos equipamentos de produção nas fábricas dos alimentos. São eles os lotes 225212941G e o 225312941G. Não há restrição às demais unidades e aos outros produtos da marca.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)