BNews Agro

“Os produtores têm que trabalhar junto com as associações”, diz presidente da Abrapa

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Presidente da associação esteve presente no 13º Congresso Brasileiro do Algodão  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 16/08/2022, às 14h24   Luiz San Martin e Juliana Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), Júlio Cezar Busato, esteve presente no 13º Congresso Brasileiro de Algodão, que acontece nesta terça-feira (16), no Centro de Convenções de Salvador. Dentre os assuntos comentados por ele, chamou a atenção sua fala sobre os principais desafios para a expansão do cultivo de algodão no Brasil.

“Desafio são dois, rentabilidade da cultura e mercado. Se não render o agricultor migra para outras culturas e o mercado que está no Brasil, produzindo 2,6 milhões de toneladas de algodão para abastecer a indústria têxtil e para exportação. Existem desafios e os produtores tem que trabalhar junto com as associações, como o exemplo, da ABRAPA”, disse.

A produção de algodão do Brasil deve fechar o ano de 2023 entre 13% e 19% maior do que a anterior e, alcançando índices parecidos com os índices pré-pandemia. De acordo com Busato, o consumo mundial do produto deve crescer nos próximos 10 anos e pode abrir espaço para outros tipos de mercadoria.

“É o tema do congresso, oportunidade! O consumo mundial está aumentando e nos próximos 10 anos deve aumentar 3 milhões de toneladas, nós temos terra, clima, tecnologia, vontade e pessoas que são os agricultores. O plantio do algodão vem acompanhado, pela soja, pelo feijão melhorando as culturas subsequentes, principalmente o milho. Somos o 4 maior exportador mundial e queremos no futuro ser o principal”, afirmou Busato.

 O Congresso Brasileiro de Algodão acontece a cada dois anos, mas acabou sendo interrompido devido à pandemia da Covid-19. O evento voltou a ser realizado agora em 2022, justamente na capital baiana. Sobre a edição do evento, o presidente da ABRAPA esse é o principal evento para produtores algodoeiros.

“O congresso é o maior evento relacionado ao algodão no brasil, é feito a cada dois anos em locais diferentes, todo mundo que está envolvido com o algodão brasileiro está aqui hoje, temos mais de 50 empresas apoiadoras do congresso, e isso é a grandeza do evento durante esses 3 dias. Suspendemos por um ano por conta da pandemia, mas agora batemos o recorde. As pessoas vêm para trocar informações técnicas, cientificas melhorando a produção brasileira do algodão”, finalizou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp