BNews Agro

Por falta de recursos, BNDES suspende linhas de crédito do Plano Safra

Fernando Frazão/Agência Brasil
Os novos pedidos de financiamento foram suspensos por falta de recursos  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 01/09/2022, às 16h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em razão do nível de comprometimento de recursos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou na última terça-feira (30), por meio de circular divulgada em seu site, a suspensão de novos pedidos de financiamento para várias linhas de investimento do Plano Safra 2022/23.

Os novos pedidos de financiamento foram suspensos para o Moderfrota, o principal programa de financiamento de máquinas agrícolas do Brasil, por causa do esgotamento de recursos.

De acordo com informações do site Canal Rural, a novidade já havia sido adiantada pelo presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Pedro Estevão Bastos de Oliveira. Os R$ 5,983 bilhões em recursos destinados ao Moderfrota já foram utilizados.

Várias outras linhas de investimento no Plano Safra 2022/23 foram suspensas temporariamente, pelo mesmo motivo. Entre elas, estão o Programa de Crédito Agropecuário Empresarial de Investimento; várias linhas de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); linhas de custeio e investimento do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp); algumas linhas do Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+); todas as linhas do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA); Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp