BNews Agro

Projeto pioneiro na Chapada Diamantina colhe uma tonelada de uvas malbec

Divulgação
A turma encerrou no mês de março a vinificação do primeiro rótulo produzido através deste formato de produção  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/04/2022, às 21h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia tem se tornado um importante polo de vinho e um curso tem ajudado o Estado a trilhar este caminho. Acaba de acontecer a primeira colheita do Projeto Winemakers - Chapada Diamantina, projeto pioneiro no Norte/ Nordeste e segundo do Brasil. Com 31 alunos, grande parte jovens estudantes ou técnicos do setor agronômico, no curso foram colhidas uma tonelada de uvas malbec. A turma encerrou no mês de março a vinificação do primeiro rótulo produzido através deste formato de produção. 

“Foi uma safra difícil, grande parte prejudicada por elementos climáticos, o que afetou a produtividade por um lado, mas oportunizou que nossos alunos fossem submetidos a condições perfeitas para o aprendizado das adversidades que circundam a produção do vinho”, conta Marcelo Freitas (@vinhosimples.br), Sommelier e um dos idealizadores do projeto ao lado de Jairo Vaz, proprietário da Vinícola Vaz (@vinicolavaz) em Morro do Chapéu, onde as aulas são ministradas.

Leia mais:

Curso na Bahia quer democratizar produção de vinho

Vinícola UVVA traz força para a viticultura baiana" diz vice-governador João Leão

O curso ensina a produção de vinho desde o manejo do solo e da planta, passando pelos processos de vinificação até o engarrafamento da bebida já finalizada. Atualmente, o vinho permanece estagiado em tanque e passará por período de amadurecimento em madeira. “A estimativa para engarrafamento é o mês de julho e consumo é recomendado a partir do mês de outubro.”

Com carga de 144 horas, está também foi uma oportunidade para quem deseja aprender as operações agrícolas de um vinhedo e a elaboração de vinhos, na teoria e na prática.

Ainda este mês, lançará segunda turma para a produção de um novo rótulo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp