BNews Agro

Vacinação contra febre aftosa começa neste domingo

Wenderson Araújo/CNA
Segundo o ministério, 107 milhões de animais devem ser imunizados nesta primeira fase da vacinação contra febre aftosa  |   Bnews - Divulgação Wenderson Araújo/CNA

Publicado em 01/05/2022, às 14h34   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que começa neste domingo (1º) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022. Com a medida, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos na maioria dos estados. Os detalhes sobre a imunização estão no calendário nacional de vacinação.

Segundo o ministério, 107 milhões de animais devem ser imunizados nesta primeira fase da campanha. As vacinas devem ser adquiridas pelos produtores rurais em revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação.

Leia também:

Após realizar a vacinação, o produtor deve declarar a imunização de forma eletrônica ou presencial nos órgãos estaduais de defesa sanitária, que também podem ser procurados em caso de dúvidas.

Inversão nas etapas

Em abril, o Mapa anunciou uma inversão da estratégia de vacinação para os estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), com exceção do Espírito Santo, onde a vacinação já é invertida.

Desta forma, para 10 estados e o Distrito Federal (BA, ES, GO, MG, MT, MS, RJ, SE, SP e TO) a 1ª etapa a ser realizada em maio será destinada aos bovinos e bubalinos até 24 meses, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.

A medida adotada visa equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria.

Os estados que compõem o Bloco IV do PE-PNEFA totalizam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio de 2022.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp