BNews Pet

Pandemia: 71% dos pais de pet não teriam suportado isolamento social sem animais

GI/Getty Images
Bnews - Divulgação GI/Getty Images

Publicado em 07/04/2021, às 10h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento feito pela Kinship, divisão da Mars Petcare dedicada à coleta de informações sobre tendências comportamentais no mercado pet, apontou uma maior conexão entre pets e tutores durante a pandema de covid-19.

Segundo o estudo, que reúne mais de 1000 cidadãos norte-americanos maiores de 18 anos, mais de 60% dos entrevistados colocam o bem-estar do pet como prioridade ao passo que 93% deles reiteram a importância do apoio emocional prestado por seus animais de estimação e 71% afirmam que "não teria resistido a 2020 sem seus pets".

Ainda de acordo com o levantamento, um ano após o início da pandemia, 86% dos responsáveis por animais de estimação compartilharam que estar mais temo casa com seus animais tem sido um dos principais benefícios do isolamento social, enquanto 60% das pessoas querem levar seus cães nas próximas férias.

Adoção e saúde mental
Com o isolamento social imposto pela covid-19, o setor cresceu potencializado por uma lacuna emocional provocada pelo isolamento social, fazendo o brasileiro recorrer a companhia de um pet.

Em recente entrevista ao BNews, a psicóloga e neuropsicóloga Luciana Caldas, reforçou que no contexto do isolamento, marcado pelo aumento de sintomas psíquicos e transtornos mentais, a adoção de um pet pode ajudar a aliviar os dias difíceis.

“Um dos maiores problemas da pandemia é a restrição social, que afeta o emocional e compromete a saúde mental das pessoas. A interação com animais de estimação é uma alternativa interessante para essa questão, pois minimiza a solidão e leva o indivíduo a se ocupar com atividades de cuidado com o pet, tirando o foco de outras questões que geram ansiedade e estresse”, disse.

Apesar da adoção de um animal, a psicóloga alerta que a ajuda de um profissional deve ser uma prioridade no atual momento, e acrescenta outras medidas que podem amenizar o impacto psicológico nesta pandemia

Leia mais
Como manter a saúde mental dos pets?
Adotar um pet estimula a criança a praticar exercícios e ajuda no desenvolvimento socioemocional
Com solidão do isolamento social, especialistas recomendam adoção de pets na pandemia, mas apontam cuidados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp