BNews Pet

Agosto da amamentação: Saiba importância de esperar os filhotes se amamentarem com a mãe antes de doá-los

Ilustrativa / Pixabay
No agosto da amamentação, médico-veterinário riscos da separação repentina dos filhotes de suas mães  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 06/08/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

No mês de agosto é comemorado o “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pela conscientização da amamentação. Assim como os humanos, a prática da lactação é de extrema importância para o desenvolvimento dos animais, e a separação dos filhotes de suas mães no período errado pode gerar problemas para os pets.


Ao BNews, o médico-veterinário Fernando Oliveira comentou o período de amamentação dos pets, e como é possível identificar se o gatinho ou cãozinho ainda estão nesse momento.


“A amamentação de um filhote, seja de gato, seja de cão, gira em torno de 35 a 40 dias, que é quando os dentinhos começam a aparecer e eles já têm a habilidade para mastigar. Então serve até como uma identificação da idade do paciente”, explicou o especialista.


Oliveira destaca a necessidade de permitir que os filhotes tenham esse momento antes de serem separados para adoção, apontando os riscos que o afastamento  antes do tempo podem causar nos bichinhos.


“O risco é a ingestão de alimento que o organismo não consiga metabolizar porque o leite vai gradativamente sendo metabolizado e vai, gradativamente, sendo substituído por outro alimento sólido. Então, se você faz uma mudança brusca do leite para um alimento sólido, o intestino dele pode não estar preparado para o metabolismo. O filhote pode morrer por inanição”, declarou o veterinário.


O leite é de extrema importância para os animais. Assim como os pets não podem ser retirados de seu período de amamentação repentinamente, não devem ingerir leite após o crescimento, principalmente leites que não sejam o leite materno.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp