BNews Pet

Até que idade gatos bebem leite? Veterinária explica riscos do alimento no tempo errado; confira

Ilustrativa / FreePik
Veterinária explicou idade corrreta para os gatos beberem leite  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / FreePik
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 12/07/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

É muito comum propagandas, desenhos e filmes associarem a imagem de gatos ao leite. Apesar disso, há uma idade correta para que os bichanos estejam ingerindo o alimento, e existem riscos caso os animais consumam o leite depois do tempo devido.


Em conversa ao BNews, a veterinária Joice Andrade explicou o período correto para que o felino esteja tomando leite.


“Os gatos permanecem no período de amamentação até aproximadamente 50 dias. Quando os dentinhos começam a crescer, começa a fase do desmame, usando alimentos úmidos, como papinhas e sachês específicos, até a introdução da ração seca”, informou a veterinária.


Apesar dessa introdução ao leite, Joice pontua que nem todos os leites são permitidos durante esse momento.


“É importante citar que esse período de amamentação está relacionado ao leite materno. Não é adequado oferecer leite de vaca ou de outros animais para o seu gatinho. Isso porque a composição é diferente e não tem a quantidade necessária de nutrientes que o seu gatinho precisa”, explicou.


O período de amamentação para os felinos é importante para o desenvolvimento do gato, pois é neste momento que o pet retira do leite os nutrientes ideais para fortalecer seu sistema imunológico.


Gatos adultos podem beber leite?


Apesar de alguns tutores alimentarem seus gatinhos com leite, a atitude está equivocada, e Joice explica o motivo dos felinos adultos não poderem consumir o alimento após a primeira fase de amamentação.


“Gatos são animais carnívoros, ou seja, sua principal fonte de nutrientes é a proteína de origem animal. Depois de adultos, os gatos não conseguem digerir o leite da maneira correta. Adicionar leite na dieta do seu gato, além de estimular o ganho de peso de forma errada, pode gerar algumas complicações, como desconforto abdominal, vômito, diarreia e um processo de disbiose intestinal”, explicou a profissional.


Joice reforça que nenhum leite é apropriado para os gatos estarem ingerindo após a fase adulta. A veterinária informa que, apesar de atrativo para o animal, o mais recomendado é investir em alimentos nutritivos dentro da dieta do bichano.


“Você deve oferecer ao seu pet uma ração de qualidade. Caso queira oferecer uma alimentação natural, você deve passar por acompanhamento de um médico veterinário nutrólogo. Assim, o profissional vai montar a dieta do seu gatinho de acordo com o estilo de vida dele, atendendo suas particularidades e necessidades nutricionais”, concluiu a profissional.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp