BNews Pet

Animais têm medo de ir ao veterinário? Veja o que diz um estudo

Reprodução/ Facebook @qualittas
Pesquisa se baseia em sinais comportamentais e fisiológicos dos animais para definir desconforto com ida ao veterinário  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Facebook @qualittas

Publicado em 26/04/2022, às 10h09   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ao ir ao veterinário você já percebeu que seu animal fica agressivo, late demais ou se treme? Esses comportamentos, comuns entre os pets indicam desconforto com a situação. Essa informação faz parte de uma pesquisa realizada pela Universidade de Adelaide, na Austrália e que foi publicada recentemente no Journal of Veterinary Behavior.

De acordo com o portal Vida de Bicho, a pesquisa foi baseada na análise através da observação comportamental e das respostas fisiológicas dos animais. Foi monitorado frequência cardíaca de 30 cães, de idades e raças diferentes, durante o exame clínico padrão das clínicas veterinárias, em um ambiente fictício.

Leia mais:

Cachorro sobe escadas sozinho para ficar perto de tutor; veja vídeo

Tutora ameaça cadela que tentava lhe morder e pet tem reação inusitada; veja vídeo

Filmes com cachorros aumentam a aquisição da raça na moda; saiba como isso pode ser prejudicial

Foi constatado que já na sala de espera, a média dos batimentos cardíacos do grupo era de 95 bpm. Durante o exame, a taxa de um terço dos pacientes caninos dobrou, chegando a cerca de 180 bpm. Os especialistas também observaram outros sinais dda linguagem corporal que demostram medo como: rabo entre as pernas e orelhas inclinadas para trás.

"Embora este sentimento possa se desenvolver em relação à presença de outros animais, sons ou odores, também pode haver partes do exame físico que provocam medo por causa de uma experiência negativa anterior”, afirmam os veterinários na pesquisa liderada por Petra Edwards, doutora em comportamento animal.

O texto divulgado também afirma que ainda são necessárias mais pesquisas nessa área para chegar a conclusões mais precisas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp